Adolescentes com comorbidades começam a ser vacinados em Camaçari

0
Foto: Isaac Coelho

Adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades começaram a ser vacinados em Camaçari, nesta segunda-feira (30/8) contra a Covid-19. Para serem imunizados, foi necessário realizar um cadastro prévio através do site da prefeitura ou nas unidades de saúde e apresentar o relatório médico ou prescrição médica da comorbidade no ato da imunização.

O secretário de Saúde, Elias Natan, falou sobre o processo da vacinação para este grupo prioritário, “até o dia de hoje tivemos 285 pessoas cadastradas. Mas, o próprio usuário, que tenha seu relatório médico pode também se dirigir à unidade de saúde e fazer lá o cadastro e vacinação. Nossa expectativa é que esse público compareça porque nós precisamos avançar também para essa faixa etária, sem comorbidade”.

Na Unidade de Saúde da Família (USF) Gleba E, a adolescente de 12 anos que estava na expectativa, Maria Luiza Ferreira, recebeu a primeira dose do imunizante contra a Covid-19, “eu tô muito feliz, minha idade finalmente chegou”, afirmou. Ela estava acompanhada da mãe, Patrícia Ferreira, 35 anos, que verificou todo o processo e falou sobre o momento, “feliz que já chegou a vacina para ela, ela tem asma e tem 12 anos. É bom que está chegando para bastante criança e a tendência é melhorar cada vez mais. Estou bem feliz”

A gerente técnica da USF Gleba E, Joana Solidade, explicou como funciona a vacinação. “A gente recebe a relação dos nomes cadastrados, e aí então, a gente está fazendo essa vacina. Está tudo muito tranquilo, o pessoal está vindo e fazendo sem nenhum problema e a gente espera que cada vez mais a gente alcance mais pessoas dentro dos critérios”.

Com muita felicidade, Crislane Santana dos Santos, 17 anos, também tomou a primeira dose. “Estava esperando e sonhando com esse dia. Agora, vacinada, me vejo melhor”, disse. A adolescente também estava acompanhada da mãe, Cristiana Cerqueira de Santana, 47 anos, que compartilhava do mesmo sentimento, “me sinto feliz porque ela já teve a doença, quase perdeu a vida. Não via a hora da hora dela chegar, porque eu sei que agora não vou perder ela para o Covid”.

Nesta segunda-feira, a vacinação para a primeira dose continua para população em geral de 18 anos acima, no Centro de Vacinação Contra a Covid (atrás do antigo Bompreço), na sede; e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Vila de Abrantes e de Barra do Jacuípe, na costa. Para ser imunizado, as pessoas devem apresentar o Cartão SUS municipal ou comprovante de residência e documento de identificação com foto. A aplicação da segunda dose para os três imunizantes, AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer, seguem normalmente, nos mesmos locais de vacinação.

Confira os locais da vacinação para os adolescentes com comorbidades, previamente cadastrados:

Sede – 1ª dose | 9h às 16h
USF Burissatuba
USF Nova Aliança
USF Jardim Limoeiro II
USF Piaçaveira
USF Novo Horizonte
UBS Gleba B
UBS Gleba E
UBS Gravatá

Costa – 1ª dose | 9h às 16h
UBS Vila de Abrantes
USF Fonte das Águas
UBF Barra do Jacuípe
UBS Monte Gordo
USF Barra do Pojuca

Ascom Prefeitura de Camaçari 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui