Agentes da Defesa Civil participam de treinamento de combate a incêndio

0

Doze agentes da Defesa Civil do município de Camaçari participaram de treinamento de Combate a Incêndio. Os colaboradores receberam aulas de prevenção e tática de combate direto e indireto, técnicas de escape e de abandono de área, emergência com produtos perigosos, salvamento em espaço confinado, além de identificar as necessidades para traçar estratégias e usar os materiais adequados para cada tipo de vegetação, dentre outras instruções.

O curso contou com carga horária de 16 horas, divididas em aulas teóricas, ministradas no Teatro Alberto Martins, e práticas, realizadas nesta quinta-feira (30/5), em área externa com vegetação, nas imediações da Limpec, localizada no Jardim Limoeiro. Na parte prática, os agentes aprenderam a identificar, de acordo com o cenário e a velocidade do vento, qual o equipamento adequado para o combate às chamas, entre abafadores, facões, foices e enxadas.

O coordenador do órgão, Ivanaldo Soares, elogiou as etapas do treinamento. “A Defesa Civil possui uma rotina bastante dinâmica e todo tipo de treinamento é importante. Nossos agentes estão muito bem preparados e capacitados para ajudar os Bombeiros quando ocorrer algum incêndio em grande escala”, afirmou, acrescentando que a ideia é deixar a equipe qualificada para alguma situação de emergência.

Ivanaldo acrescentou que, dos doze agentes, oito são colaboradores novos aprovados por meio de seleção. As novas contratações são respostas de um pedido antigo, feito ao prefeito Elinaldo Araújo, para que a equipe fosse ampliada, a fim de dar uma assistência maior ao município.

O novo agente Oton Luiz Souza, morador há 46 anos do bairro Ponto Certo, contou a satisfação de fazer parte da equipe e poder ajudar a salvar vidas. “Estou feliz! Acho importante, porque vou aprender a tratar situações que antes eu não tinha experiência. São muitos casos em que existe a necessidade de ajudar e com o treinamento eu vou poder contribuir com o município e passar as informações para outras pessoas”, explicou.

O curso foi ministrado pelo Engenheiro de Segurança, César Santos; e os supervisores Edmilson Silva, Ediana Silva e Ítalo Tácio. Na ocasião, o coordenador Ivanaldo explicou que o simulado aconteceu em uma vegetação baixa, rasteira, e por este motivo não houve necessidade de uso de roupa especializada para o combate ao incêndio. No término do curso, os agentes receberão certificado.

Foto: Kelve Lima

ASCOM/PMC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui