Atenção Básica de Camaçari é a melhor no top 10 dos municípios mais populosos da Bahia

0
Foto: Arquivo

 Atenção Básica da Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari está em primeiro lugar entre os dez municípios mais populosos da Bahia, de acordo com o Previne Brasil. Trata-se do programa nacional que avalia o desempenho e a qualidade dos serviços de Atenção Primária em Saúde (APS), oferecidos pelas cidades. Na Atenção Básica estão, principalmente, os cuidados ofertados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Saúde da Família (USFs).

A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira (3/6) e mostra que Camaçari recebeu 7,08 no Índice Sintético Final (ISF), a maior nota entre os maiores municípios baianos, ficando à frente de Salvador (2,43), Feira de Santana (2,98), Vitória da Conquista (4,37), Juazeiro (3,52), Itabuna (4,77), Lauro de Freitas (3,76), Teixeira de Freitas (4,82), Barreiras (5,77) e Ilhéus (1,72), na lista das dez cidades com maior população.

O ISF é a média do desempenho obtido nos sete indicadores do Previne Brasil, que contemplam as áreas de saúde da mulher, pré-natal, saúde da criança e doenças crônicas, avaliados a cada quatro meses, considerando o número de consultas de pré-natal, a realização de exames para sífilis e HIV, o atendimento odontológico da gestante, a realização de exame preventivo nas mulheres, a vacinação de crianças de até 1 ano, e o acompanhamento de pessoas hipertensas e com diabetes. O índice também é utilizado como base de cálculo para o repasse de recursos do Ministério da Saúde para os municípios.

A nota (ISF) se refere ao período de janeiro a abril deste ano. “Estou muito feliz com esse resultado, e quero parabenizar os servidores da Atenção Básica de Camaçari”, comemorou o secretário da Saúde de Camaçari, Elias Natan, acrescentando que, “esta conquista é fruto dos esforços e trabalho em equipe da Coordenação da Atenção Primária, da Diretoria da Atenção à Saúde e das Coordenações dos Distritos Sanitários”.

O subsecretário da Saúde, Luiz Duplat, também celebrou os resultados e destacou que os avanços da Atenção Básica refletem o compromisso da gestão em ofertar melhores serviços e o envolvimento dos profissionais que atuam na ponta. “A implantação do Acesso Avançado, no qual o usuário é atendido no momento em que procura o serviço, sem necessidade de marcação, foi muito importante para alcançarmos este índice”. Duplat destacou ainda, o papel da Diretoria de Planejamento na implantação de tecnologias para o registro mais preciso dos atendimentos, e o acompanhamento e análise dos dados durante o primeiro quadrimestre de 2022.

ASCOM/PMC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui