Autoras se unem e revertem o lucro das vendas de seus livros sobre transtornos alimentares para Associação Brasileira de Transtornos Alimentares

0
Foto: Divulgação

As autoras dos livros “Confie em você e nas suas escolhas alimentares”, “Confie na capacidade do seu corpo: movimente-se” e “Confie em si mesma: sinta-se bem e bonita para curtir a sua vida” – distribuídos pela Amazon – decidiram disponibilizar o lucro com as vendas deste mês de maio para a Associação Brasileira de Transtornos Alimentares (ASTRALBR). O recurso será usado na campanha de conscientização que a instituição realiza no 2 de junho – Dia Mundial da Conscientização dos Transtornos Alimentares.

Erika Romano, Karin Dunker e Paula Teixeira são profissionais da saúde, com experiência no tratamento e na prevenção de transtornos alimentares e obesidade. Através de suas experiências, elas perceberam a dificuldade das pessoas para identificar quando a relação com a comida e o corpo se torna um problema. “Uma orientação adequada nesse momento pode fazer toda diferença, e ser determinante na procura de ajuda antes que se inicie um quadro de transtorno alimentar. Durante muitos anos as taxas de prevalência dos transtornos alimentares eram consideradas baixas em comparação a outros problemas de saúde pública. Por volta dos anos 2000, as taxas estavam em 3,5%. Entre 2007 e 2012 chegaram a 4,9% e alcançaram 7,9 % entre 2013 e 2018”, pontuam.

Por esta razão elas decidiram doar parte da renda obtida com a venda dos livros para uma instituição que trabalha com a prevenção desses comportamentos disfuncionais. “Diferentemente de outras doenças, em que a população precisa compreender detalhes dos sintomas, estudos evidenciaram que não é adequado educar a população sobre os sintomas dos transtornos alimentares, uma vez que isso pode aumentar o interesse pelos comportamentos disfuncionais e gerar mais danos. O foco é discutir saúde estimulando comportamentos saudáveis como praticar exercícios sem foco no peso corporal, promover a paz com o peso corporal, viver em paz com a balança, promover a autoconfiança, a imagem corporal positiva e uma alimentação que considera aspectos físicos, emocionais e sociais”, explicam as especialistas.

A ASTRALBR é uma ONG que, além de outras atividades, promove todos os anos no Brasil o Dia Mundial da Conscientização dos Transtornos Alimentares – dois de junho – com objetivo de conscientizar e prevenir esses distúrbios.  Apesar de reunir cada vez mais adeptos à causa, a ASTRALBR encontra dificuldades como a carência de recursos para o desenvolvimento de ações efetivas e falta de investimento em pesquisa sobre o assunto. Os especialistas, em geral, atuam voluntariamente em centros públicos de tratamento como o AMBULIM, o maior centro de tratamento brasileiro, localizado no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, inclusive este foi um dos lugares em que as autoras aperfeiçoaram suas condutas. Além disso, o conselho técnico também é formado por voluntários que se dividem em frentes de prevenção, produção de conteúdo informativo e grupos de suporte gratuito a pais e familiares de pacientes. Este cenário faz com que os especialistas dividam sua carga horária entre o serviço voluntário e privado, a fim de colaborar com ações que reduzam esta grave doença, que está aumentando cada vez mais na população.

Os livros podem ser encontrados nos seguintes links:

“Confie em você e nas suas escolhas alimentares”:

https://amzn.to/3DxRfFD

“Confie na capacidade do seu corpo: movimente-se”:

https://amzn.to/3tY9UaJ

“Confie em si mesma: sinta-se bem e bonita para curtir a sua vida”:

https://amzn.to/3Lw9fTN

Mais informações com a assessoria de imprensa do Exercício Intuitivo:

Communicação Assessoria Empresarial

Bárbara do Val Blanco – barbara@communicacao.com.br

(11) 98216-0989

Por: Barbara/Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui