Barcos são retirados da Praça das Amendoeiras em Arembepe

0

A Prefeitura de Camaçari concluiu, na manhã desta sexta-feira (06/12), a operação para condução dos barcos que estavam na Praça das Amendoeiras, em Arembepe, de volta ao mar. As embarcações estavam na praça desde o final de julho, quando a Costa de Camaçari registrou fortes ondas que culminaram no avanço do mar até as construções no entorno da praia, que resultou na destruição de barracas e estruturas de proteção costeira. Para garantir a segurança dos pescadores e a preservação do equipamento de trabalho, o prefeito Elinaldo Araújo, autorizou o armazenamento temporário dos barcos no local.

Com auxílio mecânico e a supervisão do secretário de Turismo, Gilvan Souza, os barcos foram içados e devolvidos à faixa de areia. “Estamos acompanhando e auxiliando desde a remoção das embarcações no período de avanço do mar. Hoje, temos a satisfação de garantir o retorno dos barcos ao mar, com o mínimo de danos”, garante o secretário. A operação, realizada em parceria com a Colônia Z-14, foi discutida com os pescadores, tendo como prioridade a segurança dos profissionais e a garantia das condições de uso dos equipamentos.

Após o deslocamento dos barcos, a Prefeitura agora está vistoriando os estabelecimentos afetados com a força das ondas e discutindo ações de zeladoria e infraestrutura turística para a praça. Durante o período de ressaca do mar, o uso de equipamentos pesados e a movimentação dos barcos danificou rampas, calçada e a mureta de proteção instalada no acesso à praia. As intervenções emergenciais para reparação dos danos não constavam no planejamento de execução orçamentário do governo municipal, portanto, a gestão pede paciência à população e garante que estão sendo tomadas as medidas necessárias para realização de melhorias no local.

A Prefeitura de Camaçari teve seu cronograma de ações para a Costa afetado duas vezes durante o segundo semestre, com o avanço do mar e o aparecimento das manchas de óleo que atingiram todo litoral do Nordeste. No entanto, graças a ação integrada da gestão municipal, foi garantido o amparo necessário, a exemplo do Programa da Secretaria de Agricultura e Pesca (Sedap), Mais Pesca (assegurado pela Lei Municipal nº 1.584/2019) e do programa Mão Amiga, realizado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes).

ASCOM/PMC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui