Camaçari conquista posição inédita e desponta como destino turístico promissor

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Nunca se fez tanto pelo Turismo em Camaçari. Essa foi uma das marcas dos últimos quatro anos da gestão municipal, que investiu na atividade e no potencial econômico desse setor. Esse comprometimento com o trade local teve início com a identidade Costa de Camaçari, seguida de sinalização turística e reativação da Secretaria do Turismo (Setur), instalada em Guarajuba, estrategicamente na região litorânea do município. De lá pra cá, foi construído todo o alicerce que vai potencializar o turismo no município e garantir que a atividade gere mais empregos e renda.

Seguindo esse entendimento, a gestão municipal celebrou um importante convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) da Bahia, para diagnóstico do turismo no município, além de promover formação, qualificação e aumento da competitividade de autônomos e empresários ligados ao trade turístico. Através do convênio, foi elaborado o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), um caderno de diagnóstico e direcionamento do turismo de Camaçari, além da execução do Programa de Melhoria do Desempenho Empresarial (MEDE), com foco na qualidade do atendimento, expansão das empresas e controle financeiro.


Outro importante marco para o setor no município, foram as conquistas das certificações Bandeira Azul para as praias de Guarajuba e Itacimirim. Com as premiações de qualidade ambiental, Camaçari tornou-se o único município do Nordeste com dois selos. Esse feito, aumenta a visibilidade internacional da Costa de Camaçari, caracterizando-a como destino sustentável. A Setur também 
contribuiu com o gerenciamento de grandes crises no como o avanço do mar, o derramamento de óleo no litoral do Nordeste e a pandemia do coronavírus.


Criada há dois anos, a Secretaria d
o Turismo do município estabeleceu parcerias inéditas com a pasta estadual de Turismo, empresários, operadores, polícia civil e militar, associações, artistas, artesãos, setores de trânsito e transportes, além de conselhos municipais e governanças regionais. A gestão da pasta tem sido essencialmente constituída de parcerias e da aproximação com vários setores da sociedade com a pauta do Turismo.


Toda essa base, preparou o município para se tornar um destino turístico, além de fortalecer o trade com ações de qualificação, aumento de competitividade e divulgação da Costa de Camaçari. Confira mais algumas ações realizadas pela pasta de Turismo nos últimos dois anos:

Sabores e Saberes – O projeto Sabores e Saberes atende bares e restaurantes do município de Camaçari através de consultorias de inovação e tecnologia. Foram atendidas 101 empresas;

Ambulante Legal/Trilha Economia da Praia – Capacitação de empreendedores autônomos que atuam na economia de praia, tendo como foco, noções de Qualidade no Atendimento, Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos, Meios Eletrônicos de Pagamento. Foram atendidos mais de 300 ambulantes;


Mapa do Turismo – 
O Ministério do Turismo por meio do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e dos interlocutores estaduais da iniciativa, certificou que Camaçari, na Bahia, integra o Mapa do Turismo Brasileiro – 2019-2021;


Busca ativa Cadastur – Busca ativa para cadastro dos prestadores de serviços turísticos. Esses dados categorizam as cidades turísticas e Camaçari está se mobilizando para sair da posição B para a A, garantindo assim, recursos do Ministério do Turismo;


Fortalecimento e formalização da Costa dos Coqueiros – 
Camaçari assumiu uma posição de liderança para fortalecimento da Câmara de Turismo da Costa dos Coqueiros, sendo nomeada representante da instituição na interlocução com o Estado em várias situações;


Fórum Municipal de Turismo – 
reuniu representantes do trade turístico de Camaçari e de cidades vizinhas para discutir inovações e ações de fortalecimento do setor;


Modernização da Feira Pôr do Sol – 
a feira recebeu um novo formato, com stands fixos e plotados, divididos em gastronomia e artesanato, com ruas mais largas, maior sinalização e iluminação;

Matcher 2019/ Hospitality Experience 2019 – 
ações de promoção do destino Costa de Camaçari e contato com operadores de turismo nacionais e internacionais.


Pesquisa de Demanda Turística – 
duas pesquisas foram efetuadas durante o verão de 2019/2020, para triagem e diagnóstico da movimentação e consumo ligados ao setor;


Conselho de Turismo de Camaçari – 
formalização do conselho para acompanhamento das ações e construção do Fundo de Turismo de Camaçari;


Eventos Turísticos Promocionais – participação na ABAV/2020 e nas campanhas promocionais do Supera Turismo, através da Setur Bahia;


Parceria com Sebrae, Senac e Banco do Nordeste durante pandemia – parcerias voltadas para informação, capacitação e acesso

ASCOM/PMC

http://www.camacari.ba.gov.br/cadastro/

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