Caminhada marca encerramento da campanha “Faça Bonito – Proteja nossas Crianças”

0

Nesta sexta-feira (31/05), acontecerá a 1ª Caminhada alusiva ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes – em Camaçari. A caminhada começará às 8h, saindo do Centro Administrativo de Camaçari (em frente à Prefeitura), em direção à Praça Desembargador Montenegro.

A caminhada é o encerramento da campanha “Faça Bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, que aconteceu durante todo o mês de maio, através de palestras nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), unidades de referência e assistência e escolas, alertando para a necessidade de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, especialmente o direito de crescerem saudáveis e livres do abuso e da exploração sexual.

18 de Maio

O dia 18 de Maio é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

O dia 18 de Maio foi proposto em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat (sigla em inglês para Fim da Prostituição e do Tráfico de Crianças para Fins Sexuais) no Brasil. O encontro reuniu entidades de todo o país. Foi nessa oportunidade que surgiu a ideia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

A frase “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes” quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

ASCOM/PMC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui