Covid-19: Como Suspender as Prestações do Financiamento Do seu Imóvel e Automóvel

0
Foto: Reprodução

Ao realizar um empréstimo o sujeito busca realizar um sonho, seja da casa própria ou do carro, quem faz o empréstimo sempre tem a intenção de pagar as parcelas, tanto é que busca parcelas que caibam em seu bolso, na tentativa de assim não ter imprevistos como ausência do valor total.

Mas o que nenhum ser humano pode prever é que problemas podem surgir, no direito se fala muito sobre casos de força maior, que são fatores externos, que não dependem da vontade humana, tendo em vista que se dependessem poderia ocasionar outro resultado.

No Atual cenário do nosso País, surgem alguns questionamentos:

1 – As contas não param, os contratos também não, mas e agora?

2 – O que fazer com o contrato de empréstimo da sua casa e do seu carro?

3 – Como proceder para conseguir não ficar inadimplente nesse período incerto para todos, com o coronavírus que só trouxe insegurança para os brasileiros?

4- Como pagar as parcelas em um momento que nem mesmo as empresas sabem como continuar?

Várias são as medidas que estão sendo implantadas para minimizar os efeitos que o coronavírus vem ocasionando, como forma de amenizar uma crise econômica.

E com os empréstimos de carro e casa não é diferente, para todos os questionamento acima a solução já está sendo implantada, como forma de ajudar o brasileiro, por exemplo, a caixa está tomando medidas específicas.

O cliente da caixa será beneficiado, para que consiga ficar em dias com o seu empréstimo e assim passar por esse momento de aflição na esperança de dias melhores.

Agora a caixa suspenderá a cobrança de empréstimo por até 60 dias para pessoas físicas e também jurídicas, isso mesmo, além de suspender a cobrança por esse período reduzirá os juros, para que o cidadão consiga pagar o seu empréstimo.

Para que seja concedido o benefício na Caixa é necessário que o sujeito esteja pagando em dia o empréstimo, sendo exceção apenas o caso de atraso em duas parcelas.

E uma das formas para a solicitação da suspensão é através do aplicativo Habitação “Caixa”, veja o passo a passo:

Passo 1 – após entrar no aplicativo, procure por SERVIÇOS;

Passo 2 – lá encontrará a opção SOLICITAR PAUSA EMERGENCIAL, terá orientações sobre a solicitação e depois basta informar o número para contato e autorizar que a caixa envie SMS informando sobre a solicitação;

Passo 3 – por fim clicar em SOLICITAR PAUSA.

Ainda de acordo com o próprio site da caixa é possível solicitar a suspensão pelos terminais 3004-1105 ou 08007260505.

Se optar pelo aplicativo basta fazer a instalação em seu celular e caso ainda não tenha cadastro procurar a opção novo usuário e realizar o cadastro, além disso Pessoas Jurídicas devem buscar o gerente após a realização do pedido para formalizar o pedido.

E no caso dos empréstimos de carros haverá possibilidade de suspensão?

A regra da suspensão também vale para carros, de modo que a pessoa poderá solicitar a suspensão da cobrança do empréstimo pelo prazo de 60 dias, através dos telefones aqui informados capitais 3004-1105 e 08007260505 para demais cidades.

A possibilidade da suspensão de empréstimos de casas e carros não é somente para o banco da caixa, abrange também os bancos Bradesco, Itaú, Santander e Banco do Brasil, a maioria por meio de seus aplicativos, mas é importante orientar-se através de contato telefônico sobre a forma específica para o procedimento.

Os bancos estão priorizando os atendimentos pelos aplicativos, para evitar a conglomeração de pessoas, a própria federação brasileira de bancos dispôs que os clientes não precisam ir presencialmente para conseguir a prorrogação das dívidas, vejamos:

Os clientes devem entrar em contato com seu banco, expor seu caso para saber das condições para prorrogar a dívida por até 60 dias. Cada instituição irá definir o prazo e as condições dos novos pagamentos. Não é necessário ir presencialmente na agência bancária. O cliente poderá ligar para seu gerente e ainda usar os canais eletrônicos para entrar em contato com seu banco, como o atendimento telefônico e os meios digitais.

Importante observarmos que várias medidas estão sendo realizadas em nosso País, na intenção de ajudar para que o brasileiro não venha sofrer danos irreparáveis após vencermos esse vírus que tem ocasionado mortes e também sequelas em relação à economia, são atitudes como essa que permitirá que o cidadão consiga ficar em dias com suas obrigações evitando inclusive a falência.

Não hesite em buscar um Advogado, esse é o momento que o auxílio jurídico se faz importante mais do que nos dias normais, porque ele é o profissional capacitado que conhece as leis, jurisprudências e tudo que rege o ordenamento jurídico, saberá cuidar e fazer planejamentos inclusive para Empresas na tentativa de evitar falências, esse é o momento em que todos precisam de orientação correta.

E você o que achou? Deixe sua opinião nos comentários.

Disponível em: https://rochadvogados.com.br/covid-19-como-suspender-as-prestacoes-do-financiamento-do-seu-imoveleautomovel/

Fonte:.jusbrasil.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui