Curta de Casa: um spa caseiro e receitas (brigadeiro e chocolate)

0
Foto: pxhere/Creative Commons

Olá este é o podcast Curta de Casa e eu sou Doris Pinheiro, e hoje eu quero começar convidando você a fazer de seu banheiro um pequeno spa doméstico. E se cuidar com carinho, cuidar de quem estiver perto de você. Tirar este tempo para estabelecer uma conexão com seu corpo e com quem está ao seu lado. Mas se você estiver só, fique triste não, vai ser tão bom, um encontro com você, de pertinho…

Você vai fazer um escalda-pé super relaxante e uma esfoliação em todo o corpo. Por isso, antes de entrar no banheiro prepare num potinho, numa caneca ou num boll a seguinte mistura: creme hidratante de corpo, nem muito líquido nem muito durinho, daqueles que a gente usa mais, e açúcar, do normal mesmo. Faça uma pasta que fique boa de passar na pele mas não seja molenga. Pense que vai usar no corpo todo, então calcule. Leve para o banheiro.

Agora vá buscar a bacia para fazer o escalda-pé. Nela, daqui a pouco você vai colocar água quente numa quantidade que dê para cobrir seus pés quando você mergulhar eles. Mas antes separe 10 saquinhos de chá de camomila e óleo de amêndoas.

Coloque a água do escalda-pé para ferver. Em outra panela prepare o chá de camomila e quando estiver pronto, desligue o fogo e deixe em repouso por alguns minutos. Despeje a água na bacia,  o chá e coloque umas quatro gotas de óleo de amêndoa. Se for do cheiroso, melhor ainda.

Mergulhe os pés quando a temperatura estiver quente ainda, mas suportável. Cuidado para não se queimar.  Deixe os pés por uns 15 minutos. Enquanto isso, relaxe. Papeie se tiver companhia, ouça música, mas desligue do mundo. Deixe o celular fora do banheiro.

Tire os pés da água, se quiser passe uma lixa nos locais onde precisa retirar a pele mais endurecida, mas o lance aqui mesmo é começar a esfoliação. Pegue seu potinho com açúcar e creme hidratante e passe nos pés esfregando e fazendo uma massagem daquelas…

Entendeu onde quero chegar?

Pois agora comece a esfoliar, com o mesmo creme com açúcar, o corpo todo. Não precisa esfregar com força. Seja gentil com sua pele. Ouça as recomendações da fisioterapeuta Larissa Rondon, do Spa Express, que orienta como fazer no rosto.

Clique no “Play” aí em cima e ouça a dicas de Larissa Rondon

E não para por aí. Entrou no chuveiro, tirou todo creme com açúcar, tomou banho, se enxuga e parte para a última parte do tratamento de spa dentro de casa.

Clique no “Play” aí em cima e ouça a dicas de Larissa Rondon

Foi bom não foi? E depois a pele fica tão macia… e você num relaxamento só. E neste clima de relaxamento eu quero que você ouça o que a psicóloga Juliana Marques quer falar com você, sobre como enfrentar estes dias difíceis, angustiantes que a gente está vivendo…

Clique no “Play” aí em cima e ouça a dicas da psicóloga Juliana Marques

A psicóloga Juliana Marques parece que nasceu para isso não é? Fazer essa comunicação clara, doce, de coração para coração. 

Foto: pxhere/Creative Commons

E aproveitando que estamos na sintonia de cuidar de dentro e de fora da gente, olha aqui uma dica de um e-book que você baixa gratuitamente e que se chama “Mentes Ansiosas – entenda o que está sob seu controle”, de João Raposo, especialista em desenvolvimento pessoal.

E uma das coisas bem bacanas que ele diz, entre as muitas, é que “a ansiedade não é uma doença contagiosa, você a cria na sua mente, como qualquer outro resultado em sua vida, por ações”.

Mas pensa que acabou? Acabou nãooooo! Eu tenho outras maneiras de combater a ansiedade e são uma delícia!

Diversas pesquisas apontam que a alimentação faz toda a diferença. E os alimentos mais indicados são:

— Castanha do Pará, rica em vitamina E e selênio, nutriente que melhora o humor e reduz a inflamação.

— Semente de abóbora, uma super fonte de potássio, que ajuda  na regulação do equilíbrio de eletrólitos e da pressão arterial e nos sintomas de estresse e ansiedade. A banana é outra fonte bacana de potássio.

— Peixes ricos em gordura, como salmão, cavala, sardinha, truta e arenque, que também são ricos em  ômega-3, que ajuda a regular os neurotransmissores, reduzir a inflamação e promover uma função cerebral saudável, o que reduz  os níveis de ansiedade.

— Ovo –  Fonte certa de proteína e vitamina D, contêm triptofano, aminoácido que ajuda a criar a serotonina, um neurotransmissor que ajuda a regular o humor, o sono, a memória e o comportamento.

— Camomila... nosso santo chá calmante… Tem propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antioxidantes e relaxantes. Olha ela lá no escalda-pé. Além disso, os flavonoides presentes na camomila têm propriedade capaz de controlar os sintomas da ansiedade.

— Chá verde, que contém um aminoácido chamado teanina, eficiente no controle dos transtornos de humor, com efeitos anti-ansiedade. Aumenta a produção de serotonina e dopamina 

E onde eu queria chegar na maior cara de pau… chocolate. Fonte de flavonoides, substâncias capazes de reduzir a neuroinflamação, diminuir a morte celular no cérebro e melhorar o fluxo sanguíneo. Se for maio amargo então, é fonte de magnésio, que pode reduzir os sintomas da depressão. 

Foto: pxhere/Creative Commons

Então para fechar o Curta de Casa de hoje eu proponho que você prepare uma das receitas com chocolate meio amargo e depois siga uma das meditações guiadas do portal Arte de Viver Brasil, que são sensacionais.

Não sei se você deve comer chocolate antes e meditar em seguida. Meditar e depois comer chocolate ou meditar comendo chocolate. Mas com essa dupla não tem ansiedade que permaneça no seu peito.

Ouça
Marisa Monte – Chocolate

Um beijo e até breve. Este é o podcast Curta de Casa e eu sou Doris Pinheiro, já me preparando para me esfoliar toda, ficar macia, comer chocolate meio amargo,  meditar e quem sabe tirar um cochilo daqueles bem gostosos, porque isso também é bom de fazer já que estamos paradinhos dentro de casa…

Receitas

Brigadeiro de Chocolate Amargo

Na panela misture uma lata de leite condensado, uma colher de sopa de manteiga e 90 gramas de chocolate meio amargo já partido em pedaços.

Em fogo baixo, vá misturando até o chocolate dissolver todo e a mistura começar a desgrudar do fundo da panela.

Depois ou coloque em copinhos ou faça as bolotas, que serão mais fáceis de comer durante a meditação.

Foto: pxhere/Creative Commons

Cheesecake de Chocolate Amargo

Você vai precisar, para a casquinha, de 100g de biscoito de chocolate e de 60g de manteiga.

Para o recheio
— 450g de cream cheese
— 100g de açúcar
— 3 ovos
— 1 gema
— 1 limão
— 150g de nata ou creme de leite fresco
— 150g de chocolate amargo
— 2 colheres de sopa de cacau em pó.

Na cobertura você vai usar
— 50g de chocolate amargo
— 2 colheres de sopa de mel
— 1 colher de sopa de nata
— 1 quarto de xícara de leite

Como fazer:

1) Bata os biscoitos no liquidificador ou processador até que eles virem uma farofinha.

2) Misture com a manteiga derretida e bata novamente.

3) Em uma forma de fundo removível, forrada com papel manteiga, coloque a massa que foi feita com dispor a farofa, cobrindo todo o fundo.

4) Coloque na geladeira e já ligue o forno a 180 graus.

Depois vá fazer o recheio

1) Derreta o chocolate em banho-maria e reserve.

2) Bata o cream cheese com o açúcar até ficar bem cremoso.

3) Junte o chocolate derretido, o cacau, a nata, os ovos, a gema, e o suco de limão e bata até ficar uma mistura bem homogênea.

4) Tire a forma com a massa da farofinha da geladeira, coloque a mistura dentro e leve ao forno em banho-maria durante 40 minutos.

Enquanto isso, vá fazendo a cobertura

1) Numa tigela junte o chocolate amargo, o mel, a nata ou creme de leite e o leite.

2) Coloque em banho-maria até que o chocolate derreta e forme uma calda lisa.

3) Retire a cheesecake do forno, deixar esfriar em temperatura ambiente.

4) Leve à  geladeira por 2 horas e coloque a calda na hora de servir.

Café com Chocolate Amargo

1) Pegue 120g de chocolate amargo picado ou ralado. Separe.

2) Agora reúna  4 colheres de chá de açúcar, 4 pitadas de canela, 120ml de leite integral, 160ml de café.

3) Coloque os pedaços de chocolate no fundo de 6 xícaras ou copinhos de 100ml, no mínimo.

4) Em uma panela, ferva o café com o açúcar, a canela e o leite.

5) Jogue por cima do chocolate assim que levantar fervura.

Por: Doris Pinheiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui