DICIONÁRIO DE ANGOLÊS É OBRA DE PESQUISADOR BRASILEIRO

0

O ANGOLÊS – Dicionário de Calão Angolano é uma obra literária do jornalista, escritor, editor e pesquisador brasileiro Roberto Leal, a publicação que tem apresentação do poeta, escritor e ator angolano Blandine Klander, traz ilustração de capa do artista plástico cabo-verdiano Moustafa Assem. O conteúdo foi construído através de pesquisa que teve contributo de muitos cidadãos angolanos, que fizeram questão de dar vida a palavras como: camba, mwangolê, mboa, fixe, muzúbia, curibota, cuyuyu e rapariga, dentre tantas outras de grande significado para a construção desse instrumento de comunicação local, o trabalho ainda teve a participação do músico gospel Nely Lucas, da estudante Paulina Catari e do ator e produtor de cinema Blandine Klander.
O ANGOLÊS – Dicionário de Calão Angolano – (ISBN: 978-65-86684-03-2), Ed. Òmnira/LUANDA-Angola 2021, 80 páginas – Kz 2.500, é na verdade um decifrador de gírias locais, ditos regionais construídos e falados no dia a dia do povo de Angola, na Costa Ocidental da África, a obra composta com aproximadamente 500 verbetes/palavras nessa nova versão angolana: do ANGOLÊS, calão, gíria, dialeto, como quiser o leitor, o livro vai ser apresentado em Angola, na sua versão em tamanho pocket, que quer dizer tamanho de bolso, uma opção mais light de identificação da Comunicação no contexto do folclore local, uma grande ferramenta de contribuição ao Turismo, a Cultura e a História. A publicação será lançada em breve em Angola, pós pandemia.
A obra levou exatos 3 (três) anos para ter concluída o seu trabalho de pesquisa, levantamento de novas verbetes e a busca por colaboradores, “o momento é mesmo de um novo registro dessa Comunicação, trata-se de uma repaginada na dialética periférica angolana, buscando inovar com o novo batismo do Calão, o Angolês”, justifica Roberto Leal. Mais informações +55 71 98736 9778 (WhatsApp).

Por: Roberto leal

http://www.camacari.ba.gov.br/cadastro/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui