Dívidas com faculdade como resolver?

0
Foto: Reprodução

Muitos brasileiros possuem o sonho de concluir um ensino superior. Desta forma, as universidades particulares são ótimas opções. Mas é possível que aconteça alguma crise financeira e você tenha dívidas com faculdade.

É claro que as dívidas podem ocorrer em alguns casos apenas. Afinal, as mensalidades costumam ser de altos valores. Além disso, há outros gastos que envolvem o estudo superior, como:

  • Livros
  • Xerox
  • Materiais
  • Transporte e alimentação

Caso esteja passando por uma situação de dívida com sua instituição de ensino veja no artigo como resolver. Em resumo, são dicas simples que podem ajudá-lo a solucionar este problema de uma vez por todas.

Dívidas com faculdade pode negativar meu nome?

As dívidas com faculdade assim como as outras podem resultar em uma negativação. Afinal, o estudante é um cliente, assim ele pode ter problemas se ficar devendo para a faculdade.

Então para que você não tenha problemas futuros e acabe prejudicando o seu CPF, resolva o quanto antes. Uma boa dica é contratar um curso para compreender como pagar suas dívidas.

Inadimplente pode assistir aulas?

Outra dúvida muito comum é se pessoas que possuem dívidas com faculdade podem assistir aulas. Em resumo, o aluno não pode ser proibido dentro do período de ano letivo. Ou seja, ele poderá ver.

Caso tenha pago a matrícula, mas não as mensalidades, você não pode ser impedido de ver as aulas. Entretanto, as universidades possuem ano letivo semestral. Logo, se estiver em débito há mais de 90 dias poderá ser barrado.

Como regularizar suas dívidas com faculdade

Regularizar suas dívidas com faculdade é muito importante para que consiga concluir seus estudos. Afinal, você deverá realizar os pagamentos para ver as aulas e conseguir o diploma.

Há três formas mais comuns de regularizar a sua situação financeira. Desta forma, pode optar por uma negociaçãofinanciamento estudantil ou pela bolsa de estudos.

Negocie suas dívidas

A primeira forma de resolver suas dívidas é propor uma negociação com a instituição. Assim, entre em contato e agende uma reunião com os responsáveis. Desta forma, explique sua situação financeira.

Neste caso a ideia é que consiga parcelar seus débitos. Logo, está assumindo o compromisso de quitar todas as suas pendências. Entretanto, nem todas as instituições aceitam realizar negociações com os alunos.

Caso seja aceito, você deverá manter em dia as parcelas para continuar o ano letivo. Porém, se a negociação for quebrada, terá novamente que solucionar as dívidas para continuar os estudos.

Tente um financiamento estudantil

Muitos bancos oferecem a opção de financiamento estudantil. Ou seja, permite que os universitários utilizem uma linha de crédito para quitar seus estudos. Por fim, devem realizar os pagamentos para a instituição bancária.

São diversas opções de financiamento. Portanto é importante que procure a que se ajuste melhor em sua condição financeira. Além disso, as parcelas devem ser de um valor que consiga pagar mensalmente.

Os documentos e outros critérios necessários variam de acordo com os bancos. Também pode ser que precise entrar em contato com a universidade para regularizar a situação.

Conquiste uma bolsa de estudos

Há universidades que oferecem bolsas de estudos para seus alunos. Ou seja, um benefício que exime a pessoa de pagar a mensalidade. Também pode ser parcial, fornecendo um bom desconto.

Geralmente as bolsas são concedidas para alunos com bom desempenho. Entretanto, pessoas em situação de baixa renda também são beneficiadas. Por fim, essa é uma boa opção para quitar as dívidas com faculdade.

Entre em contato com algum dos responsáveis para que ele informe quais os critérios. Desta forma, ele irá lhe ajudar.

CUsersamandacDownloadsdvida-de-faculdade 1jpg

Organize suas finanças

Antes de assumir um novo valor para pagar com a sua escola é preciso planejar. Não tenha atitudes precipitadas, sem planejar e observar o valor a ser pago.

É preciso verificar se as parcelas cabem dentro de seu orçamento. Por exemplo, se você irá conseguir pagar todo mês. E não esqueça que sempre existe mais gastos além da mensalidade.

Então o planejamento financeiro é essencial para o sucesso na sua formação.

Caso não tenha o valor necessário, tente, por exemplo, uma bolsa ou o financiamento antecipadamente. Desta forma evita que tenha problemas futuros.

Não deixe de manter um bom relacionamento e ser franco com a equipe responsável. Assim conseguirá ajuda para organizar suas dívidas e realizar o pagamento para que conclua seus estudos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui