III Fórum de Turismo aborda Tecnologia e Inovação

0
Foto: Jean Victor

Com exposição, apresentações culturais e palestras, foi realizado o III Fórum de Turismo da Costa de Camaçari, que teve como tema Tecnologia e Inovação no Turismo, nesta quarta-feira (1°/12). O evento, realizado através da parceria entre a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Turismo (Setur), e o Banco do Nordeste, ocorreu no Hotel Vila Galé Marés, em Guarajuba.

Representando o prefeito Elinaldo Araújo, o vice-prefeito, José Tude, participou do evento e destacou os atrativos de Camaçari, “que tem esses 42 km de litoral lindos, ótimas praias, e além das praias, nós temos outras atrações turísticas importantíssimas no município. Esse terceiro fórum vai numa linha de tecnologia, ou seja, de como o turismo pode e deve se adaptar a esse novo momento que estamos vivendo no mundo”.

Secretária do Turismo, Cristiane Bacelar

A secretária do Turismo, Cristiane Bacelar, falou sobre a importância da realização do Fórum. “Depois de um momento tão delicado que vivemos, no qual a gente teve o setor turístico atingido no coração com a pandemia, atividade que ficou em latência e hoje está podendo voltar a acordar, a respirar, a trabalhar, com esse afrouxamento dos decretos. Nada como a gente chancelar esse ano tão difícil com o fórum, trazendo a esperança de que dias melhores virão. Trazemos o tema Tecnologia e Inovação no Turismo, que traz as possibilidades de você expandir o seu negócio, de atrair mais clientes, de ter um fluxo e uma gestão do negócio de uma forma mais plena, baseada na tecnologia”.

Christiano Penna

O CEO e Founder Bebook, Christiano Penna, falou Como a tecnologia fez a hotelaria recuperar o seu potencial e apresentou a startup Bebook, que é “nossa solução, um robozinho que monitora o mercado o tempo todo ajuda o hoteleiro a desbloquear o faturamento potencial”. Ele explicou a metodologia, a visão analítica e a importância dos dados, como análise de mercado e do negócio, “você tem de entender, por exemplo, a sazonalidade, qual dia da semana você vende mais, por qual preço, fazer análise futura disso tudo, numa velocidade muito rápida”, explicou.

Com a palestra Tendências e oportunidades para maior produtividade pós-pandemia, a CEO da Go consultoria e presidente da Hospitality Sales and Marketing Association International (HSMAI) – Brasil, Gabriela Otto, falou com os presentes. Ela apresentou números de mercado, o histórico do que está acontecendo com os números da hotelaria, dicas de como retomar melhor e finalizou destacando a importância da análise de dados. “Pra gente prestar um excelente serviço, fazer com que o cliente retorne, por mais tecnologia que exista, a gente precisa disso para análise de dados, para conseguir ainda mais envolvê-lo e aumentar a nossa lucratividade, a tecnologia é o meio, não é o fim. A gente não pode esquecer a humanização, trabalhar com a automação, mas sempre com equilíbrio na humanização”.

O evento contou na abertura, com palestras do Banco do Nordeste, do superintendente Estadual, José Gomes Costa, e sobre o Hub de Inovação, com Gabriel Salgado. Houve ainda apresentações culturais do grupo indígena Tupinambás e exposição do artesanato local.

A sócia-proprietária da Pousada Aquarela, localizada em Barra do Jacuípe, Patrícia Souza Oliveira, 45 anos, esteve presente e avaliou a participação na ação. “Para mim é muito importante, para que a gente possa levantar as demandas do que a gente precisa melhorar no turismo aqui na Costa de Camaçari. Temos muita coisa a fazer para que o turismo aqueça ainda mais”.

Estavam presentes ainda os secretários do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Andréa Montenegro, do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Antonio Falcão, da Habitação, Vivian Angelim, e dos Serviços Públicos, Arlene Rocha, além do Ouvidor-Geral, Zé do Pão, e do diretor-presidente da Limpeza Pública de Camaçari, Áldene Motta. Também estavam no local, vereadores do município, o superintendente de Promoção e Serviços Turísticos do Estado, João Henrique Paolilo, representantes da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar e o secretário de Turismo de Esplanada, Fabrício Pimenta.

Ascom Prefeitura de Camaçari

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui