Jovens de Camaçari se formam em programa de capacitação da Ford

0
Foto: Jean Matos

Música, descontração e animação marcaram a Formatura da quarta turma do Programa Ford de Educação para Jovens, realizada no Teatro Alberto Martins, na tarde desta sexta-feira (22/11). Ao todo, foram contemplados 73 alunos que durante quatro meses fizeram o curso de capacitação profissional em Camaçari.

Emocionado, o vice-prefeito José Tude contou a história da luta para que a Ford fosse instalada no município, na época em que era prefeito, “para que momentos como este pudesse acontecer”. Na oportunidade, ele aproveitou para falar aos jovens da possibilidade que agora têm de fazer curso superior no município. “Temos 16 unidades de ensino superior. Delas, cinco são presenciais. São mais de 30 cursos para oportunizar possibilidades para vocês”.

O programa é voltado para estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede pública e tem o foco no desenvolvimento de competências de relacionamento e gestão, além de postura e comportamento ético. Os formandos receberam formação técnica em duas etapas: a primeira, focada em comportamento, e a segunda, composta por cursos de qualificação profissional em funções como auxiliar administrativo, auxiliar de mecânico automotivo e logística.

A supervisora de Assuntos Corporativos da Ford, Magnólia Borges, falou sobre a iniciativa. “Espero que essa experiência seja um incentivo para o desenvolvimento social e emocional de todos. Sei que não foi fácil encarar uma rotina intensa com aulas no contraturno escolar”. Ela ainda aproveitou para convidar os jovens a participar do processo seletivo da empresa, previsto para acontecer no início de 2020.

O estudante do Colégio Estadual Polivalente de Camaçari, Mateus dos Santos Matias, 17 anos, fez o curso de auxiliar administrativo e pontuou a possibilidade de fazer um curso como este na cidade em que vive. “Foi uma experiência maravilhosa, de crescimento intelectual, psicológico, social, sentimental, em todos os aspectos. Porque a gente teve aula desde como se relacionar com pessoas no ambiente de trabalho até a logística e administração”.

O programa é desenvolvido com apoio da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Educação (Seduc), e é promovido pela Ford Brasil e Ford Motor Company Fund, braço filantrópico da empresa, em parceria com o Sesi e o Senai. A ação conta ainda com o apoio da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

A iniciativa contemplou também 50 alunos da Rede Municipal de Ensino, do fundamental II.  Neste caso, foi através do Curso de Robótica com Metodologia LEGO, que estimula o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe de forma lúdica.

Agência de Noticias PMC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui