Lauro de Freitas sedia o 3º Encontro de Prefeitos e Prefeitas da RMS

0
Foto: Tiago Pacheco

Tendo como pauta principal a implantação, de forma segura, da primeira fase do protocolo de retomada da economia, ocorreu na tarde desta quinta-feira (16/7) o 3º Encontro de Prefeitos e Prefeitas da Região Metropolitana de Salvador (RMS), no Centro Administrativo de Lauro de Freitas.  

Durante o encontro, os participantes compartilharam a atual situação a respeito da taxa de ocupação geral de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) das cidades que compõem a RMS, que teve uma queda e está em 77%. O recomendado no plano de retomada do comércio para a região é que esse percentual esteja em, pelo menos, 75%. Nos últimos 15 dias, essa taxa era de 86%.

Confiante com os rumos que o comitê dos prefeitos está tomando, o prefeito Elinaldo Araújo falou que para o enfrentamento ao novo coronavírus, é fundamental a tomada de decisões unificadas e alinhadas. ”Foi isso que nos propomos e é isso que estamos conseguindo fazer”, destacou o gestor municipal ao declarar, com tranquilidade, que se a taxa de ocupação das UTIs seguir baixando, ainda esse mês consegue implantar a primeira fase do protocolo de retomada da economia em Camaçari.

“A nossa meta é abrir o comércio e permanecer com ele aberto. A administração municipal está fazendo a sua parte para atingir essa finalidade. Não quero que aconteça em nosso município o que aconteceu em outras cidades, que reabriram e, por conta da elevação dos casos, voltaram a fechar. Para isso, contamos com a colaboração de toda a população no que diz respeito ao cumprimento dos protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19”, ressaltou.

As deliberações e os encaminhamentos para contribuir com as medidas sanitárias, que visam a implantação do plano de reabertura do comércio de forma unificada nas cidades da RMS, serão apresentados, de forma virtual, ao governador do Estado, Rui Costa, nos próximos dias, quando ocorrerá a próxima reunião.

Novas definições serão tomadas pelo comitê de prefeitos na próxima quinta-feira (23/7), em reunião presencial, que acontecerá na cidade de São Francisco do Conde.

Ainda participaram do encontro, os gestores das cidades de Lauro de Freitas, Moema Gramacho; de Simões Filho, Diógenes Tolentino; de São Sebastião do Passé, Breno Moreira; de Dias d’Ávila, Jussara Márcia; e de Madre de Deus, Jaílton Santana. O coordenador Estadual de Imunização e Vigilância Epidemiológica das Doenças Imunopreveníveis, Ramon Saavedra, também esteve presente no encontro. Os prefeitos dos demais municípios da região mandaram representantes.

Agência de Noticias PMC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui