Meio-ambiente será visto por novos olhares no 14º Encontro Mundial do Teatro da Solidão Solidária

0
29 de maio de 2017. Entrevista com o teatrologo Ivan Antonio. - CADERNO 3 - 31c30301 - NAH JEREISSATI

“Eu quero inspirar as pessoas a deixarem suas verdadeiras cores brilharem, a viver tudo na vida e a alcançar seus sonhos”. Esse é o desejo da cantora, compositora e atriz norte-americana, Katy Perry, que contribui para o tema do 14º Encontro Mundial Virtual do Teatro da Solidão Solidária (TSS), marcado pra ser transmitido via plataforma digital zoom (Ao Vivo) em 05 de junho de 2021 (sábado), das 14h às 17h, pelo Facebook e Canal do Teatro da Solidão Solidária (TSS) no YouTube.

Instituída pela Organização das Nações Unidas, a data que chama atenção das esferas da população para os problemas ambientais, bem como, a importância da preservação dos recursos naturais marcará mais uma edição do evento promovido pelo Teatro da Solidão Solidária com o lançamento da Ação Solidária, a participação de apresentações culturais e rodas de conversas formadas por artistas, intelectuais, estudiosos, pesquisadores e formadores de opinião do Brasil e do exterior.  

A América Latina que se tornou ao longo de sua história, o berço de geniais artistas, intelectuais e ativistas políticos, ganhou um bloco, nesta edição, com as presenças de três poetisas contemporâneas e latino-americanas, Valentina de La Cuedra, Damaris Castro Ospino e Katty Marteau. São nomes que chegam ao evento, por intermédio da poetisa e coordenadora do TSS, na capital baiana, Ametista Nunes, uma das fundadoras nos anos 70 do emblemático movimento Poetas da Praça de Salvador.

O Encontro Mundial Virtual terá também, uma Roda de Conversa chamada de Olhares da Alma com as participações especiais das deficientes visuais: Emanuely Cristina Vieira Moura, cearense de Limoeiro do Norte, conhecida pelo Canal da Manu “A Flor e o Beija-Flor” no YouTube; e de Rosely Behaker Garcia – Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie e consultora para assuntos de acessibilidade artístico-cultural em museus e locais que privilegiam a arte.

“O que te inspira”? A temática do novo encontro do TSS coadune com o pensamento do saudoso Nelson Mandela, líder sul-africano que lutou contra o regime racista e se tornou referência mundial na busca por uma sociedade democrática e igualitária. O pacifista que fez história na África do Sul, disse um dia: “devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero”.

“A inspiração acontece para mim, quando percebo a transformação dos seres humanos na face da terra. A arte me inspira, pois a criação de cada artista tem algo peculiar, singular, que faz a diferença em cada um que acessa esta arte. Tudo que transforma, modifica, inova e torna virtuoso faz me inspirar”, disse Rosely Behaker que é, também, especialista em arte-educação pela Universidade de São Paulo, consultora em audiodescrição e palestrante sobre arte, inclusão e a pessoa com deficiência visual.

“O que mais me inspira a participar do Teatro Solidário, na verdade, é a seriedade do Diretor Ivan Antônio. Com essa ação, ele consegue demonstrar a importância dessa forma de existência e, também, de chamar atenção de todas as esferas da população para a questão ambiental e os problemas enfrentados nesse sentido. Então… É isso que me move a participar desse evento”, disse uma das convidadas do Encontro Mundial do TSS, Andiara Leão, que é Xamã da conhecida Fundação Terra Mirim.

O fazedor de filmes, músicas e sócio da Pietá Filmes em São Paulo, Diego da Costa, que estará na 3ª Roda de Conversas, revelou a sua intenção em estar no evento virtual: “é a vontade de aprender, trocar, conhecer e pensar conjuntamente caminhos possíveis pra que a gente viva mais em harmonia com o planeta que a gente habita e destrói”, disse o cineasta e compositor paulista que ainda acrescentou: “mesmo com uma pandemia avassaladora dessas, parece que não aprendemos muita coisa”.  

Pronto para discutir em grupo, diversos pontos que merecem ser revistos tanto pelos governantes quanto pela sociedade e população, para que os impactos no meio-ambiente sejam diminuídos, o Encontro Mundial Virtual do TSS contará também em sua programação com o mímico Luís Louis da capital paulista que tem a sua opinião sobre o meio-ambiente.

Luís Alonso ( Havana – Cuba ). Foto: Maise Xavier

“Pra mim meio-ambiente é sinônimo de natureza. E a natureza pra mim tem um significado muito forte como é visto na filosofia estoica e cênica que entende a natureza como esse organismo perfeito de harmonização do mundo e do universo. E a gente tem uma conexão direta com o meio-ambiente, a natureza, por ser natureza também”, é assim que vejo esse tema, pontuou o artista da Companhia Luís Louis Mímica.

Outro assunto a ser abordado na 14ª edição do evento é a solidariedade étnica. “Fazer uma parceria com as comunidades indígenas foi uma forma que nós encontramos de unir forças num momento muito delicado do Brasil, numa situação assim bastante difícil, não só para as comunidades, mas, para o próprio meio-ambiente também, porque isso reflete”, revelou a professora associada de língua e literatura japonesa do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Paraná, Mônica Okamoto, que é, também, coordenadora do Arquivo de História Oral de Grupos Étnicos Minoritários da UFPR, na cidade de Curitiba.

Aqui está um pouco do que será o próximo Encontro Mundial Virtual do TSS, que norteará decisões, além de proporcionar ações diferenciadas em relação à vida dos seres humanos e do meio-ambiente. Assim como a inspiração, o evento emerge das crenças e dos propósitos essenciais de cada um dos participantes que está sempre buscando algo de bom e conhecimentos pra si e para a vida no Planeta Terra.  

*Programação  

*14h – Abertura com Ivan Antônio I Diretor do Teatro da Solidão Solidária

*14h30 – 1ª Roda de Conversa

                Com mediação de Ivan Antônio (Camaçari-Bahia/Brasil)

>Artistas Convidados:

*Ana Pracaschandra Chandi –  (Lisboa – Portugal)

*Lúcio Vieira (Cabo Verde – África)

*Matheus Varjão (Camaçari – Bahia / Brasil)

*Andiara Leão (Fundação Terra Mirim – Bahia)

*14h50 – 2ª Roda de Conversa

               Tema: Olhares da Alma

               Com mediação do Artista Plástico Ca Cau (São Paulo – SP)

>Convidadas:

*Rosely Behaker Garcia (São Paulo)

*Emanuely Cristina Vieira Moura (Manu) / (Limoeiro do Norte – CE)

 *15h10 – 3ª Roda de Conversa

               Tema: Cinema

>Convidados:

*Mônica Okamoto (Curitiba – PR)

*Diego da Costa (São Paulo – SP)

>Lançamento da Ação Solidária

  (Com Leonardo Chaves / Camaçari – Bahia)

*15h30 – 4ª Roda de Conversa

>Artistas Convidados:

*Luís Louis (São Paulo – SP)

*Luís Alonso – Havana (Cuba) / Naturalizado Brasileiro

*Atanael Barros de Oliveira (Água Fria – Bahia / Brasil)

*Lívia Hartman (Londres)

*15h50 – 5ª Roda de Conversa

               Tema: Poesia Latino-Americana

               Tradutores: Lívia Hartman (Londres)

                                   Mariano Maya (Rio de Janeiro)

>Artistas Convidados:

*Lorena Del Carmen Hernández Alejandro (México)

*Damaris Castro Ospino (Santa Catalina de Alejandria – Bolívia)

*Ketty Marteau (La Província de Tucumán – Argentina)

*O Teatro da Solidão Solidária

Ele tem a assinatura do consagrado ator, diretor teatral, dramaturgo, escritor, poeta, compositor e cineasta de Arcoverde, no Pernambuco, Ivan Antônio. Hoje, residente na cidade de Camaçari, na Bahia, o artista ministra palestras e oficinas, no Brasil e exterior sobre o Teatro da Solidão Solidária. O método de mediação, resolução de conflitos e inclusão social através da arte é conhecido também pela sigla TSS.

*Como participar do 14º Encontro Mundial Virtual?

Via plataforma digital zoom com transmissão (Ao Vivo) em 05 de junho de 2021 (sábado), das 14h às 17h, pelo Facebook e Canal do Teatro da Solidão Solidária (TSS) no YouTube. Artistas, professores , estudantes, empresários , líderes comunitários  interessados em participar dos projetos do Teatro da Solidão Solidária devem encaminhar e-mail e whatsapp para o endereço: solidaosolidaria@bol.com.br.

*Mais informações:

Ivan Antônio (Idealizador do Encontro Mundial Virtual ) (71) 9 9314.9701 (WhatsApp) e-mail: ivanildoantonio@yahoo.com.br

Assessoria de Imprensa:

Eduardo Galdino I MTE/CE 1025 JP (85) 9 9604.9434 (WhatsApp)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui