Monte Gordo receberá Centro de Enfrentamento ao Coronavírus

0
Foto: Tiago Pacheco

A Prefeitura de Camaçari está montando o Centro de Enfrentamento ao Coronavírus, voltado para as pessoas da Costa, em Monte Gordo. A implantação foi tratada nesta segunda-feira (30/3), pelo prefeito Elinaldo Araújo e o secretário de Saúde, Elias Natan, e a unidade começa a funcionar na próxima segunda-feira (6/4), para atendimento de pacientes sintomáticos.

“Estamos pensando em dar um atendimento direcionado às pessoas, para evitar a contaminação das que precisam ir ao pronto atendimento, por exemplo. Preservando e reduzindo os riscos à vida da população”, explicou o prefeito Elinaldo.

O secretário da Saúde, Elias Natan, falou como será o funcionamento. “Nesse momento, que a gente precisa ampliar a oferta, vamos manter o Pronto Atendimento (PA) de Monte Gordo na unidade na qual está, sem a reforma. Todo paciente sintomático, tossindo, com febre e dor de garganta deve procurar o centro, que é exclusivo para isso. A estrutura é muito ampla, com espaço suficiente para várias macas, camas, consultórios. É porta aberta, então as pessoas não deverão procurar mais a unidade de saúde de referência e sim esse espaço”.

Voltado apenas para os casos sintomáticos, lá, o paciente vai passar por exame médico e, se for o caso, no mesmo local fará a coleta, recebendo alta ou sendo encaminhado para internamento. A capacidade de atendimento é de acordo a demanda, já que fica em um espaço grande e comporta módulos, se for necessário.

O Centro de Enfrentamento ao Coronavírus está localizado dentro da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Monte Gordo e terá atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, porque não tem internamento. Inicialmente, funcionará com um médico, duas enfermeiras e técnicos de enfermagem.

ASCOM/PMC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui