Nova Regulação amplia acesso de agendamentos para consultas e exames

0
Foto: ASCOM?PMC

Após 60 dias de lançado, o sistema de marcação de exames e consultas da Nova Regulação já apresenta resultados positivos. Entre setembro e outubro foram 54.480 agendamentos. Número 16% maior se comparado com os dois meses de regulação antes do novo modelo. O êxito é mais significativo ainda quando são comparados números de marcações de unidades como a USF Caminho do Mar, que nunca teve marcação, e agora, em apenas dois meses, já marcou 998 procedimentos.

Importante ressaltar que nestes dois meses já foram marcadas mais de 17 mil requisições da fila de espera onde os usuários receberam a confirmação de seus exames e consultas através do portal da Regulação, no site da Prefeitura de Camaçari, ou através de mensagem SMS em seu aparelho celular.

Também se destacaram a USF Cajazeiras de Abrantes, que saiu de zero para 561 marcações, USF Coqueiro de Monte Gordo, que não tinha serviço de marcação e já possui 474 agendamentos. “Importante destacar também as unidades que já marcavam, mas que com a cotização tiveram um salto de marcações graças às vagas reservadas para sua população, como a Gleba E, que em 60 dias saltou de 549 marcações para 1.745, o Jardim Limoeiro, que saiu de 939 para 2.712, o Phoc Caic, que saltou de 379 para 1.738, e por aí vai. Isso mostra o acerto que tem sido a cotização”, comemorou o secretário de Saúde, Elias Natan.

Diretora de Controle e Avaliação do SUS, Elba Brito também destaca outras unidades que tiveram um aumento significativo de marcações, beneficiando a população. “A USF Fonte das Águas mais que dobrou as marcações em 60 dias, saindo de 682 para 1.519. A UBS Arembepe saltou de 275 agendamentos para 1.302. E aqui estamos falando apenas das marcações que já foram agendadas com data e local de realização”.

Outro ganho com o novo modelo, já percebido em apenas 60 dias, foi o início do mapeamento da demanda reprimida existente no município. “Tivemos a coragem de encarar esse problema que todos jogavam para debaixo do tapete. Hoje sabemos quais procedimentos precisamos destinar mais recursos para sanar essa demanda reprimida e oferecer os exames e consultas que nosso povo realmente precisa. E já começamos esse planejamento para o orçamento de 2020”, explica Elias Natan.

Para o prefeito Elinaldo Araújo, muito já se avançou e muito ainda irá se avançar. “Já conseguimos acabar com as filas das madrugadas nas unidades de saúde. Acabar com o dia de abertura da agenda. Hoje marca todo dia. Já acabamos com o aparelhamento político das marcações. Acabamos com a distribuição de senhas para marcação. O nosso próximo passo é acabar em definitivo com essa demanda reprimida que ninguém teve coragem de encarar. Mas, nós tivemos, apesar de todo desgaste, pois estamos trabalhando por dias melhores para nossa gente”.

Sabendo dos desafios que ainda precisam ser vencidos, Elias Natan faz um apelo à população. “Se você for à unidade de saúde e não conseguir agendar seu procedimento por alguma falha nossa, por favor, entre em contato com a Ouvidoria SUS através do contato 0800 071 0324 para que possamos resolver o ocorrido o mais rápido possível, pois o que não falta é empenho do governo para fazer o melhor”.

Ascom/PMC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui