Obras de requalificação do Centro Histórico de Camaçari avançam

0

Avançam as obras de revitalização do antigo terminal de transbordo da linha férrea e de construção do Museu da Cidade. As intervenções compõem o Projeto de Requalificação do Centro Histórico de Camaçari, realizado pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria da Cultura (Secult). A iniciativa é uma obra estruturante que vai modificar o dia a dia da cidade, transformar os espaços públicos em um importante cartão postal, valorizar os imóveis do entorno e fomentar a economia local com atração de visitantes.

A restauração e requalificação do antigo terminal de transbordo contempla o reforço dos elementos estruturais da edificação, bem como sua modernização, a fim de atualizar e organizar os espaços existentes, além de melhorar seu desempenho funcional, adequando o prédio para abrigar o Museu da Cidade.  No momento, é executado o reforço e recuperação estrutural de vigas e laje existentes da edificação. O percentual de execução da obra é de aproximadamente 35%.

A proposta de intervenção inclui a execução de dois sanitários adaptados para pessoa com deficiência, serviços de pintura das alvenarias, nova cobertura, refrigeração do ambiente, além da instalação de forro de gesso e esquadrias. Será realizada também a requalificação no entorno da edificação, na área da plataforma de embarque, com execução de escadas e rampas de acesso. A área de intervenção é de aproximadamente 900 metros quadrados (m²).

A obra que acontece no prédio onde funcionava o antigo Arquivo Público Municipal e que também foi sede da primeira prefeitura da cidadejá está com76% das intervenções, previstas para o local, executadas. Atualmente, são feitos os serviços de pintura, instalação de esquadrias, piso e acabamentos. Dentre as ações necessárias para concluir a estrutura, falta a implementação do reservatório enterrado, implantação do sistema de combate à incêndio, construção da rampa de acesso à edificação e instalação de acessórios.

A estrutura do antigo Arquivo Público será uma edificação destinada a exposições, reuniões e pesquisas, composta por área técnica, acervo, biblioteca, auditório, sala de atendimento ao público e áreas de apoio (sanitários, copa e almoxarifado).  A área de intervenção é de aproximadamente 311 m².

Terminal de transbordo da linha férrea

A proposta do Projeto de Requalificação do Centro Histórico de Camaçari compreende intervenções em quatro imóveis localizados no Centro da cidade, são eles: o cineteatro, o antigo Arquivo Público Municipal, a estrutura física do antigo terminal de transbordo da linha férrea e o camelódromo.

De acordo com a concepção do projeto, essas edificações estarão interligadas por um grande calçadão, que irá valorizar ainda mais esses prédios públicos, promovendo e preservando a memória, a identidade e o patrimônio do povo de Camaçari.

A realização das intervenções é fruto do convênio entre o Ministério do Turismo e a prefeitura, por intermédio da Secult. A gestão e fiscalização dos serviços são realizados pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

ASCOM/PMC

http://www.camacari.ba.gov.br/cadastro/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui