População tem participação ativa em audiência pública do PMIA

0
Foto: Kelvi Lima

Muito próximo de ser concluído e entregue ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para avaliação e aprovação, o Plano Municipal para Infância e Adolescência (PMIA), na manhã desta quinta-feira (10/10) deu mais um importante passo no seu processo de consolidação, isso graças à realização de audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, que funciona provisoriamente no Teatro Alberto Martins, com o propósito de mais uma vez abrir espaço para participação popular visando agregar ao documento importantes contribuições sugeridas pela sociedade.

Foto: Kelvi Lima

Elaborado dentro de um processo democrático, mais uma atividade do PMIA conta com a participação de membros da rede colaborativa, que é composta por agentes do executivo municipal, legislativo, órgãos de classe, conselhos tutelares e municipais, representantes do sistema judiciário, Organizações da Sociedade Civil, além de órgãos da indústria e do comércio.

Cidadã atuante, Suane Brim sempre está presente nos eventos que tenham temática direcionada para crianças e adolescente. Nesta quinta-feira, ela foi acompanhada do sobrinho João Gabriel Brim, 6 anos, que tem hidrocefalia. “Esse é o momento em que podemos ser ouvidos e contribuir para que os serviços sejam de fato melhorados, que cheguem pra quem mais precisa e promovam mais qualidade de vida à população”, disse Suane ao esclarecer que a sua participação é motivada não apenas pelo sobrinho, o qual detém a guarda, mas por todas as crianças. “Eles são o nosso futuro. É preciso cuidar pra que cresçam felizes e saudáveis, só assim teremos adultos mais humanos e conscientes dos seus direitos e deveres”, finalizou.

O secretário de Relações Institucionais, José Matos, abriu o evento e ressaltou a dedicação de todos os envolvidos na construção do plano. “Esse, com certeza, será um marco para o município e para todos aqueles que desenvolvem serviços voltados para crianças e adolescentes. Estou orgulhoso de saber que a Secretaria a qual sou gestor, conduz o processo de construção do PMIA de forma tão brilhante e com tanto zelo e responsabilidade”, concluiu, ao parabenizar a subsecretária Janete Ferreira, que está à frente desse processo, que corresponde a mais uma ação dentro do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), coordenado por ela.

Janete Ferreira, responsável pelo Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) do PPAC, colocou os avanços alcançados ao longo da gestão na construção de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. Ela citou o serviço de escuta especializada, implantado há cinco meses, e que visa evitar a revitimização de criança e adolescente vítima ou testemunha de violência.

A subsecretária pontuou ainda a sensibilidade da gestão em autorizar a criação do OCA (Orçamento Criança e Adolescente), que vai facilitar a execução de ações e projetos voltados para o segmento infantojuvenil. “Estamos próximos de finalizar esse importante documento. Foi uma caminhada cheia de desafios, mas que nos deixa felizes e satisfeitos”, disse, ao convidar os presentes para no dia 31 de outubro, às 15h, no Teatro Cidade do Saber, acompanhar a cerimônia de entrega do PMIA ao prefeito Elinaldo Araújo, que na ocasião fará a entrega ao Legislativo.

O evento contou com a participação de diversos palestrantes e dentre as temáticas abordadas estão Condutas Autolesivas e Suicídio, e Medidas Socioeducativas. Dentro da programação, a Plan International, organização não governamental internacional que trabalha com a promoção e garantias de direitos de crianças e adolescentes, marcou presença no evento por meio de sua representante na Bahia, Sara Mabel. A Plan, a convite da Serin, ficou responsável pela sistematização do PMIA, e na ocasião fez uma explanação sobre o andamento como o documento está estruturado. “Camaçari tem tido grande destaque na Bahia por conta da implementação desse plano, que com certeza é uma importante ferramenta na garantia de direitos dos nossos jovens”, concluiu.

Ascom/Câmara Municipal de Camaçari

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui