Prefeitura de Camaçari entrega notebooks para professores da Rede Pública Municipal

0
Foto: Tiago Pacheco

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), deu início, na tarde desta terça-feira (12/4), à entrega de notebooks para os professores da Rede Pública Municipal de Ensino. Em um ato simbólico, realizado no Auditório da Secretaria de Governo (Segov), com a presença do prefeito Elinaldo Araújo e da secretária da Educação, Neurilene Martins, foram distribuídos os 35 primeiros equipamentos para professores da Educação Infantil.

A continuidade da entrega ocorrerá no decorrer dos próximos dias para os demais profissionais de ensino que atendem aos estudantes com até 5 anos de idade, o que corresponde a cerca de 200 aparelhos eletrônicos que passarão a dar suporte ao trabalho dos educadores.

Vale destacar, que esta é apenas a primeira etapa da iniciativa do governo municipal, que é inédita, pois, além dos profissionais de ensino da Educação Infantil, os demais professores da rede também receberão o item, totalizando uma média de 2 mil notebooks. Durante a cerimônia, o prefeito Elinaldo Araújo reafirmou o compromisso da administração pública com a Educação, declarando que as ações de qualificação do ensino serão contínuas.

“Sou muito grato pelo trabalho que essa rede desenvolve em Camaçari, sob a gestão da secretária Neurilene. Graças ao trabalho de vocês, não tive dificuldade de falar da educação onde quer que eu fosse. E esse evento reafirma o nosso reconhecimento. Estamos dando aos alunos da rede pública, condições que nem toda instituição de ensino privada tem e isso nos alegra muito. Sigamos otimizando os processos de ensino-aprendizagem por meio da tecnologia”, declarou o chefe do Executivo.


A secretária Neurilene Martins informou que a entrega faz parte de um conjunto de ações que têm o objetivo de munir os profissionais de educação de condições para uma oferta do ensino público de forma plena e transformadora. “O objetivo dessa entrega é instrumentalizar a rede com ferramentas que potencializem a implementação das atividades pedagógicas. Esse aparelhamento também inclui formações continuadas, alinhamentos estratégicos periódicos, encontros territoriais, confecção de materiais norteadores personalizados e a frequente adoção de medidas inovadoras, pautadas e inspiradas no nosso cotidiano escolar”, destacou a gestora.

Entre os professores, muitas manifestações de contentamento e gratidão, como na fala da professora do Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) Verdes Horizontes, Arithan Silva, para quem receber o eletrônico foi providencial. “Vai ser uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento das nossas atividades, seja para pesquisa ou para elaboração de conteúdos e abordagens. Fiquei particularmente satisfeita com essa entrega, porque o meu notebook quebrou e eu estava precisando de outro com urgência”, contou, agradecida.

O depoimento da professora Rosemary de Sá, do Ciei do Parque Real Serra Verde, traz a mesma essência. “Muito importante essa parceria entre a prefeitura, a escola e o professor. Isso agrega muito na qualidade do ensino, pois nos possibilita mais práticas em sala de aula, além de nos deixar mais motivados”, avaliou.

Vale salientar, que esta ação está integrada a um movimento de criação, colaboração e inovação pedagógica planejado para a rede e que envolve a utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Neste contexto, já foram entregues às unidades escolares mais de 3 mil chromebooks, mais de 100 projetores interativos, 100 lousas digitais, além da adesão ao programa federal Escola Conectada, para promover conexão, interação e aprendizagem por meio da tecnologia.

Formações também foram ferramentas ofertadas aos professores, para assegurar o uso efetivo e pleno dos equipamentos. O governo municipal continuará investindo na qualificação da rede pública municipal de ensino, buscando proporcionar aos estudantes um ambiente cada vez mais propício para o aprendizado, motivo pelo qual a Seduc anunciará novas ações para a educação, em breve.

Também participaram da cerimônia, os presidentes dos conselhos municipais de Educação e de Alimentação Escolar, Juipurema Sarraf e Neiriam Teles, respectivamente, e o presidente e relator da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Camaçari, vereadores Jamessom e Herbinho, respectivamente, entre outras autoridades políticas e administrativas.

ASCOM/PMC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui