Prefeitura de Camaçari firma convênio com fanfarras municipais

0

Como já era de e esperar, a cerimônia de assinatura do termo de compromisso entre a Prefeitura de Camaçari  e as fanfarras municipais foi marcada pela emoção na noite desta sexta-feira (19), na Cidade do Saber. Os convidados foram recepcionados com as apresentações das bandas e fanfarras contempladas com o Projeto Mais Música na Escola.

No primeiro momento, 38 escolas da rede municipal  serão contempladas com o projeto que prioritariamente vai atender os alunos dos anos finais do ensino fundamental.

Foto: Walmir Fammas

Emyle Pita, aluna do Colégio Cosme de Farias, conta que está feliz e ansiosa com início do projeto na escola. “Estou contando os dias para as aulas. Já toco violino, agora vou ter a oportunidade de aprender outro instrumento.”


O projeto se divide em duas frentes, a primeira promoverá a inserção da música no cotidiano das escolas através da formação musical trazendo a prática musical com concentrações em composição e técnicas interpretativas, pesquisa e investigação. Já  a segunda, prevê a expansão do trabalho desenvolvido com os estudantes para a comunidade e apresentações de bandas de fanfarra e outros grupos musicais nas escolas e em diversas partes da cidade.


Para Evandro Amaro, diretor-fundador da Fanesc, é um momento histórico para as fanfarras de Camaçari. “Para mim que estou no movimento de fanfarras há muito tempo, tanto na Bahia quanto fora, é um momento histórico para nós. Todas as bandas e filarmônica de Camaçari estão sendo contempladas com esse projeto.”

Foto: Walmir Fammas

A secretária de Educação, Neurilene Martins, garantiu que o próximo passo é a formação de fanfarras escolares. “A gente entende que a linguagem musical é uma linguagem que alcança nossos estudantes de diferentes idades, mas principalmente os adolescentes. Por uma decisão pedagógica criteriosa, as nossas fanfarras estarão atuando em todas as escolas do fundamental dois. A partir da música nós seremos capazes de oferecer a cada estudante uma escola com um currículo mais encantado que ele tenha ainda mais prazer de voltar.” 


“Hoje estamos premiando sete fanfarras, a menor vai receber 180 mil por ano que dá 15 mil por mês  e tem fanfarras que vão receber mais de 20 mil por mês. Esse é um momento histórico para o município. Nunca um governo pensou tanto em fortalecer esse segmento”, pontuou o prefeito Elinaldo Araújo.

Foto: Walmir Fammas

Valmir Fammas/RK

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui