Requalificações de Itacimirim e de Barra do Pojuca são pautas de reunião

0
Foto: ASCOM/PMC

Focado no fomento, fortalecimento e expansão do turismo da Costa de Camaçari, nesta quarta-feira (8/9), as gestoras das secretarias da Infraestrutura (Seinfra), Joselene Cardim, e do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Andréa Montenegro, participaram de uma reunião com moradores da orla do município. O encontro teve como finalidade, dialogar sobre as propostas da população e do poder público para a requalificação das localidades de Itacimirim e Barra do Pojuca, apreciadas pelas belas paisagens e riquezas naturais.

Inicialmente, o público presente fez uma explanação sobre diversos assuntos. As principais temáticas debatidas estão relacionadas à pavimentação de ruas e conservação das vias urbanas existentes; implantação de ciclovias e ciclofaixas para estimular a prática do ciclismo; ordenamento das barracas de praia, assim como também do estacionamento; esgotamento sanitário; revitalização e preservação da lagoa de Itacimirim, dentre outras questões.

Após ouvir todas as solicitações, a titular da Seinfra, Joselene Cardim, pontuou, “um dos maiores desejos que possuo é ver Itacimirim totalmente repaginada e tenho certeza que esse também é um sonho do prefeito Elinaldo, pois queremos que todos os moradores desta localidade possam ter mais qualidade de vida, bem-estar e sintam-se pertencentes a esse lugar tão bonito”, comentou.

Ernesto Simões


Ernesto Simões, que reside em Itacimirim, fez um balanço de como foi para ele o encontro. “Uma reunião muito esperada por todos, porque acredito que esse seja o início da urbanização de Itacimirim, que todos nós desejamos há muitos anos. Então isso inicia o processo de uma nova Itacimirim, onde inclusive temos uma praia que recebeu o certificado Bandeira Azul”, contou. O selo, citado por Ernesto, faz referência a um programa internacional que certifica praias que possuem uma boa qualidade ambiental, segurança, dentre outros requisitos.

Vereador Gilvan Souza

Para representar o poder Legislativo, o vereador Gilvan Souza também esteve presente na reunião, e na ocasião, destacou a relevância de realizar encontros como esse com a comunidade. “Importante é que estamos, enquanto Legislativo, fazendo o papel de interlocutor entre a sociedade civil organizada, junto ao poder Executivo. E aqui estamos discutindo a requalificação de Itacimirim e Barra do Pojuca, para que possamos oportunizar mais mobilidade e acessibilidade para os moradores da região”, pontuou.

Na oportunidade, a gestora da Sedur, Andréa Montenegro, se colocou à disposição para contribuir no que for necessário para a consolidação de novos projetos para o município. “Agradeço o convite de participar desta reunião. Sempre gosto muito de dizer que o avanço só acontece a partir de um trabalho coletivo. E é isso que estamos fazendo hoje nesta mesa. Itacimirim e Barra do Pojuca são locais que possuem praias tão belas e merecem projetos modernos e sustentáveis”, dividiu.  

Ainda participaram do encontro, a coordenadora da Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP)/CAF, Ana Paula Boson; o diretor de projetos da Seinfra, Jeferson Marinho, e representantes da empresa de projetos Globo Engenharia.

ASCOM/PMC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui