Levantamento da Abraji relatou que o presidente da República bloqueou ao menos 71 contas de jornalistas no Twitter
SÃO PAULO – A ministra Rosa Weber , vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), deu dez para que o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) manifeste o porque de ter bloqueado, ao menos, 71 jornalistas em seu Twitter.
O despacho realizado pela ministra foi realizado nesse domingo (01/08/2021), após uma ação impetrada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) na última quarta-feira (29/07). Segundo a Abraji, desde 2018, 65 jornalistas foram bloqueados pelo presidente da República em seu Twitter, sendo 13 desses bloqueios em 2021.
Na ação, a associação ainda destaca que:
”A conta de Bolsonaro no Twitter é de interesse público, na medida em que se caracteriza como canal de veiculação de atos praticados pelo poder executivo, e a restrição ao acesso é mais dramática quando se refere a jornalistas que têm, no acesso à informação, a principal ferramenta de trabalho”
Segundo o levantamento da Abraji, os bloqueios realizados por Bolsonaro atingiram, além de jornalistas, 6 veículos de comunicação, como ”Aos Fatos” e ”Congresso em Foco”.
A relatora da ação é a ministra Carmem Lúcia, mas será apreciado pela ministra Rosa Weber, presidente interina do STF durante o recesso do tribunal.
A Abraji solicita ao STF que impeça o presidente Jair Bolsonaro de bloquear profissionais da imprensa no Twitter. Além disso, requisita à Corte que os perfis atualmente suspensos na página do chefe do Executivo sejam desbloqueados.
Fonte: https://www.abraji.org.br