Rui Costa anuncia convocação de 899 estudantes universitários inscritos no programa Partiu Estágio

0
Rui Costa anuncia convocação de estudantes universitários inscritos no programa Partiu Estágio — Foto: Reprodução

O governador da Bahia, Rui Costa, disse na noite desta terça-feira (27) que 899 estudantes universitários, inscritos no programa Partiu Estágio, serão convocados na quarta-feira (28).

A informação foi divulgada durante o Papo Correria, programa em que o gestor responde perguntas nas redes sociais. Nesta convocação foram contempladas 59 secretarias, empresas públicas e autarquias da administração estadual, sediadas em 44 municípios baianos.

“Além desses convocados, aproveitando a retomada das atividades escolares no modelo híbrido, vamos incluir nessas vagas de estágio oportunidades para dar aulas de educação física, matemática e português para os universitários que estão cursando esses cursos”, explicou o governador.

De acordo com o gestor estadual, os novos estagiários vão atuar em secretarias, órgãos e empresas do Governo do Estado, na capital e no interior. A convocação será feita pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb) e ficará disponível no site do órgão.

“Também terá vagas em administração e contabilidade para atuar nas secretarias das escolas. Vamos ampliar o programa Primeiro Emprego para que sejam ocupadas vagas que existem nas escolas”, completou Rui Costa.

Os universitários convocados pelo Partiu Estágio serão informados da convocação por e-mail e mensagem de celular, de acordo com os dados cadastrados na plataforma no momento da inscrição.

O programa

O ‘Partiu Estágio’ oferece, anualmente, vagas para universitários regularmente matriculados em instituições de ensino superior estaduais, federais e privados, com sede/pólo na Bahia, e que cursem graduação nas modalidades presencial ou EAD.

O estágio tem duração de um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto para os estudantes com algum tipo de deficiência, cujos contratos podem ser renovados.

A carga horária é de 20 horas semanais, composta por atividades supervisionadas, distribuídas de acordo com a necessidade da administração pública. Além da bolsa-estágio, os universitários têm direito a auxílio-transporte e 30 dias de recesso remunerado, proporcionais.

O grupo terá 20 dias úteis para apresentar, a partir do dia 5 de agosto, toda a documentação solicitada em edital para ingresso na vaga de estágio.

Caso compareça ao local indicado na convocação com documentação incompleta ou após o prazo regulamentar, que se encerra em 1° de setembro, o universitário perderá direito à vaga automaticamente.

Ao todo, foram originalmente ofertadas 2.959 vagas para o Edital 01/2021 do Partiu Estágio, com inscrições de 24 de fevereiro a 26 de março. Já foram realizadas duas convocações, nos dias 12 de abril e 2 de junho, com o chamamento de 2.616 e 1.388 estudantes, respectivamente. Mais de 20 mil universitários enviaram submissões para o programa este ano.

Confira abaixo a documentação necessária:

  • Comprovante de residência;
  • Original e cópia da Carteira de Identidade;
  • Original e cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Original e cópia de Carteira de Identidade do representante legal, ou do Termo de Guarda expedida por autoridade judicial, se for o caso;
  • Declaração da Instituição de Ensino informando semestre letivo, duração do curso, percentual cursado, turno de estudo, curso de formação e sua modalidade presencial (Anexo II do Edital);
  • Comprovante de matrícula e frequência da Instituição de Ensino;
  • Declaração própria de que não exerce atividade remunerada em órgão público;
  • Original e cópia do Título de Eleitor, se for o caso;
  • Original e cópia do Certificado de Reservista, se for o caso;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Comprovação de inscrição no CadÚnico, se for o caso;
  • Histórico escolar do Ensino Médio ou declaração emitida pela instituição de nível médio, no caso dos candidatos que tenham sido selecionados pelo critério de ter estudado todo o Ensino Médio em Escola Pública ou como Bolsista integral;
  • No caso de pessoas portadoras de deficiência, deverá ser apresentado um Relatório Médico comprovando a deficiência

O governador também anunciou a convocação de 214 professores aprovados via Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Os profissionais vão reforçar a demanda da rede estadual de ensino.

Taxa menor de casos ativos

Rui Costa afirmou que a Bahia atingiu a “menor taxa de casos ativos” da Covid-19 em 2021. Conforme o gestor, o estado tem 7.020 casos ativos e 52% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, que também registrou a menor taxa do ano.

“Comemoro essa boa notícia, mas ao mesmo tempo, como disse pela manhã, é preciso manter a guarda e continuar o uso de máscara, se proteger”, disse o governador.

Segundo o boletim, divulgado nesta terça-feira pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), o estado registrou 1.337 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas e mais 54 mortes pela doença. Ao todo, 1.187.550 casos foram confirmados desde o início da pandemia e 25.594 óbitos.

Ainda segundo o boletim, a Bahia tem 1.187.550 casos de Covid-19 confirmados. Desse total, 7.020 pessoas estão com o vírus ativo. No estado, 51.350 profissionais da saúde tiveram diagnóstico positivo para a doença.

O boletim informa também a situação da vacinação na Bahia. São 6.099.484 vacinados contra o coronavírus com a primeira dose, dos quais 2.399.267 receberam também a segunda aplicação, e mais 246.879 vacinados com o imunizante de dose única, até as 17h desta terça-feira.

Videomonitoramento

Durante o Papo Correria, Rui Costa também afirmou que assinou na manhã desta segunda, a ordem de serviço para ampliar o videomonitoramento com reconhecimento facial e de placas veiculares.

“É a expansão de uma tecnologia em larga escala, sendo utilizada para localizar foragidos, socorrer pessoas e diria até para servir de apoio às funcionalidades das cidades em casos de atendimentos de emergência”, disse o governador da Bahia.

Fonte: G1 BA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui