Sede definitiva da unidade Pitágoras de Camaçari é inaugurada

0
Foto: Kelvi Lima

Mais do que uma cidade que abriga o maior Polo Industrial do hemisfério sul, Camaçari caminha de forma acelerada para se consolidar enquanto polo educacional, resultado do esforço coletivo da iniciativa privada e da administração municipal, que nos últimos anos tem se desdobrado para atrair cada vez mais instituições de ensino garantindo a oferta de vagas, desde cursos técnicos até as de ensino superior em redes educacionais públicas e particulares. E nesta terça-feira (3/12), mais um passo nessa direção foi dado com a inauguração do prédio definitivo de aulas da Pitágoras Camaçari, que iniciou as atividades no município, em março deste ano.

O prefeito Elinaldo Araújo, por cumprir outra agenda, foi representado no evento pelo vice-prefeito, José Tude, que em seu discurso falou sobre o quanto a gestão está muito feliz e satisfeita com a chegada da faculdade Pitágoras e do seu visível progresso com a inauguração da sede própria, visto que antes funcionava provisoriamente em uma estrutura dentro do Boulevard Shopping Camaçari.



“Essa instituição vem para trazer novos momentos para o ensino superior em Camaçari. No início da nossa gestão o município contava com oito unidades no segmento e hoje temos o dobro. Com isso construímos um processo inverso ao que existiu durante longos anos, no qual os jovens precisavam se deslocar para cidades vizinhas para cursar uma faculdade, e o município sempre honrou com a oferta de transporte. No entanto, agora estamos construindo um novo cenário, em que preparamos a cidade para os nossos jovens e adultos que querem se aperfeiçoar, mas não só os nossos, mas para todos da região, porque Camaçari também é uma cidade que acolhe”, concluiu Tude ao reforçar que o grupo Kroton, ao qual a marca Pitágoras integra, tomou uma decisão acertada ao decidir se instalar no município, uma vez que Camaçari é o município que mais cresce na Bahia e que está geograficamente bem posicionado, sendo um importante vetor de crescimento.


A secretária da Educação, Neurilene Martins, também fez questão de prestigiar a cerimônia. Ela parabenizou a conquista do grupo e o seu empenho. “Sei que muito se teve que caminhar para chegar num momento como este. Tudo começa a partir de um sonho, quando eles ainda estão na mente ou no papel. E nós que cuidamos do desenvolvimento de Camaçari também carregamos os nossos, que é o de ver nossas creches em pleno funcionamento, e isso já está tão perto de se concretizar. Entre o descerrar de uma fita de inauguração de uma faculdade e de uma creche nós temos a largura dos sonhos de nossa comunidade, que anseia por um ensino de qualidade, que é nossa prioridade e motivação diária, porque queremos uma educação cada dia melhor, e momentos como este só aumentam a nossa responsabilidade e vontade de fazer mais e melhor”, concluiu.


“Eu acredito nos sonhos e esse momento é a realização de um. Levamos quatro anos para chegar até aqui, mas valeu a pena porque acreditamos no poder transformador da educação. Confiamos no potencial de Camaçari e trouxemos para cá uma marca que traz consigo uma bagagem de 50 anos de experiência e tradição no ramo educacional”, explicou o superintendente da Kroton, Edmilson Marques.

A sede da Pitágoras Camaçari conta com uma estrutura formada por amplas salas de aula, biblioteca, além de laboratórios de informática e multidisciplinares, toda a infraestrutura necessária para assegurar um processo de aprendizagem de qualidade e que proporcione conforto aos estudantes residentes em Camaçari e região.

 
De acordo com a diretora da unidade de Camaçari, Erica Avdzejus, a sede definitiva da faculdade, que está localizado próximo ao Boulevard Shopping, representa um investimento de aproximadamente R$ 11 milhões. Ela relata que atualmente a unidade conta com 550 alunos e oferece 35 cursos semipresenciais, com destaque para os da área das engenharias, como a civil, da computação, elétrica, mecânica e de produção, além dos que integram o segmento de saúde, a exemplo de nutrição, enfermagem e fisioterapia.

Avdzejus, falou ainda da expectativa de crescimento da instituição que já para o período de 2020.1 deve chegar a 1.400 alunos matriculados, podendo mais que dobrar esse número a partir de 2021.1 quando o processo de habilitação junto ao Ministério da Educação (MEC) para a oferta de seis cursos presenciais já deve ter sido formalizado. O credenciamento já foi feito e o processo de visita da equipe técnica do governo federal deve iniciar em janeiro. Entre os cursos requisitados estão: administração, o curso superior tecnológico de Recursos Humanos, direito, pedagogia, e engenharias civil e mecânica.

Os interessados em estudar na Pitágoras podem procurar a unidade e aproveitar o vestibular solidário que acontece no dia 14 de dezembro. Além desse, outros processos seletivos estão previstos para serem realizados em janeiro e fevereiro. Os alunos podem ingressar ainda por meio das notas obtidas através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Foto: Kelvi Lima

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui