Seduc apresenta balanço do 3º quadrimestre de 2021 em audiência pública

0
Foto: Adeilson Carvalho

Além de especificar o destino dos recursos aplicados pela Secretaria da Educação (Seduc) na oferta do ensino público em Camaçari durante o 3º quadrimestre de 2021, a audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira (25/3), na Câmara Municipal, também possibilitou a exposição de um panorama das ações desenvolvidas pela pasta. A atividade plenária foi presidida pelo vereador Herbinho, relator da Comissão de Educação, e a apresentação dos dados foi conduzida pela secretária Neurilene Martins e a equipe técnica da Seduc.

A abertura da sessão contou com uma ilustração prática da busca pela instauração de cenários de esperança nas escolas do município, por meio da participação do aluno da rede pública, Maycon Rosemberg, 8 anos, que realizou a leitura do livro O Pequeno Paraquedista. Além dele, outros estudantes do município integraram a tribuna de honra, ao lado de coordenadores pedagógicos e presidentes dos conselhos de Educação, de Alimentação Escolar e de fiscalização do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Ao discorrer sobre o cumprimento das metas estabelecidas, bem como sobre ações complementares inovadoras concebidas e executadas pela inteligência colaborativa da rede, a gestora da pasta fez referência a alguns princípios norteadores que convergem com o trabalho desenvolvido pela Seduc, a exemplo do enfrentamento ao trabalho infantil e o amparo aos estudantes para além dos processos de ensino-aprendizagem, a exemplo da oferta de alimentação escolar.

A concepção do Projeto Escola de Verão (PEV) foi uma das iniciativas que tiveram origem no olhar sensível da equipe pedagógica e na necessidade de disponibilizar um serviço de letramento diferenciado para os alunos que mais careciam dessa recomposição de aprendizagem. Tal experiência está sendo objeto de reflexões e desdobramentos no sentido de promover a ampliação para as demais estações do ano. A parceria com a Fundação Lemann também foi lembrada como uma das práticas assertivas que colaboraram e continuam colaborando com a qualificação da educação pública municipal.

Apesar das explanações concentrarem a atenção nas ações implementadas nos últimos quatro meses de 2021, também houve anúncios importantes, como a inclusão do café da manhã na oferta da alimentação escolar e a realização de novas contratações por meio de concurso público e de Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), como forma de atender o novo contingente de estudantes matriculados. “Soma-se a essas novidades, a inovação curricular, com a inclusão do inglês e da educação física na grade de disciplinas dos estudantes do ensino fundamental, e a inovação da identidade estudantil, com a entrega dos kits e novos fardamentos, cuja distribuição progressiva já foi iniciada”, revelou a secretária.

No espaço destinado à apresentação dos dados financeiros, o diretor de Planejamento, Gestão e Finanças da Seduc, Francisco Lima Júnior, expôs os gráficos e tabelas com o detalhamento dos fundos oriundos do Governo Federal, do governo municipal, entre outras fontes de receita, apontando também o destino dos aportes apresentados. Ao final, tanto o público quanto os vereadores tiveram espaço para participação, opinando sobre os dados expostos e fazendo questionamentos relacionados à educação.

ASCOM/PMC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui