Segurança pública é tema de reunião entre prefeito e representante do governo federal

0
Foto: Tiago Pacheco

Temas relacionados à segurança pública, no âmbito municipal, foram pauta de encontro entre o prefeito Elinaldo Araújo e o coordenador-geral de Políticas para a Sociedade da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), coronel José Arnon dos Santos Guerra. O encontro, que aconteceu nesta sexta-feira (18/10), foi realizado na sala de reunião da Secretaria do Governo (Segov). A vinda do militar ao município é fruto de convite da vereadora Cristiane Bacelar, que esteve em Brasília no início do mês para tratar de políticas públicas voltadas para Camaçari. Na oportunidade, a parlamentar participou da comitiva municipal.

Com ampla experiência em segurança pública, durante o encontro, o coronel trouxe exemplos de experiências exitosas, relacionadas ao tema, realizadas em outras cidades brasileiras. Na oportunidade, ele ficou ciente das medidas adotadas no município que visam o combate à violência, como o Centro de Operações de Camaçari (COCAM), que atua com monitoramento via câmeras distribuídas por toda a cidade.

Ele parabenizou a iniciativa da Prefeitura e pontuou que recursos oriundos do governo federal podem ajudar nas ações, no entanto é preciso que se crie o Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), que tem por objetivo garantir amparos para aprovar projetos, atividades e ações nas áreas de segurança pública e de prevenção à violência, observadas as diretrizes do Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social. O coordenador-geral falou ainda da importância de se criar e implantar no município o plano e o conselho Municipal de Segurança Pública.

Nessa perspectiva, o prefeito Elinaldo Araújo solicitou que a vereadora Cristiane Bacelar faça a indicação, junto à Câmara de Vereadores, para a construção do Plano Municipal de Segurança Pública. “O quesito segurança pública é de competência do governo do estado. No entanto, o que estiver ao alcance da administração municipal, no sentido de promover a ordem pública, a defesa social e a segurança da nossa população, iremos fazer”, destacou o gestor municipal.

Ainda participaram do encontro o secretário de Governo, José Gama, o deputado estadual, Capitão Alden, procuradores da Câmara de Vereadores de Camaçari e representantes da Guarda Civil Municipal de Salvador.

ASCOM/PMC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui