Semana Global do Empreendedorismo é celebrada em Camaçari

0
Foto: Tiago Pacheco

O prefeito Elinaldo Araújo participou nesta quinta-feira (18/11) da celebração em Camaçari da Semana Global do Empreendedorismo, com destaque ao Dia Internacional ao Empreendedorismo Feminino, comemorado em 19 de novembro. O evento acontece durante todo o dia na Casa do Trabalho e reúne palestras, feira e apresentação cultural.

Na oportunidade, foram entregues ainda 200 certificados aos participantes das sete edições do projeto Trilha Empreendedora, o qual capacitou, na sua maioria, mulheres. O prefeito participou da entrega dos documentos e falou sobre o trabalho realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec). “A gente tem de tentar trazer essas pessoas que empreendem em Camaçari para se formalizar. Sou um feirante, comecei com 11 anos, então sei da dificuldade de entrar na cabeça o quanto é importante formalizar, para contratar, ter crédito. Investimos, até esse momento, em torno de R$ 5,5 milhões, e negociamos mais R$ 1 milhão, e aqui nós temos a condição de orientar, com estudo de mercado, por exemplo”, explicou Elinaldo.

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Waldy Freitas, destacou que o trabalho de capacitação da secretaria tem o foco no público feminino. “Nos nossos cursos, nossos treinamentos, 95% são mulheres. Estamos enfatizando esse segmento, que representa 52% da população e apenas 13% consegue ter destaque no empreendedorismo. O desafio para o próximo ano é de mil mulheres treinadas em 2022”.

No período da manhã foi realizada a palestra com o especialista em Inovação, Osvaldo Santana, com o tema “Inovando com Criatividade”, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Em seguida, foram apresentados cinco casos de sucesso de empresários de Camaçari, uma delas foi Joelma Silva, gestora do Instituto Mulher que Empreende Revoluciona (MER), que conta com cerca de 130 filiadas. A presidente da entidade falou sobre a experiência. “É gratificante a gente estar aqui para empoderar mulheres, para falar de empreendedorismo feminino e dizer que os pequenos negócios têm dado muito certo na nossa cidade. O instituto tem o intuito de apoiar, formalizar mulheres no início dos negócios, a gente orienta, leva palestras e tem um grande marco que é a loja colaborativa que conta com onze empreendedoras”.

A iniciativa acontece através da parceria entre a Sedec, o Sebrae e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A programação segue no turno da tarde com a Feira Gastronômica, até às 16h, a qual conta com 25 expositores, uma delas é Sandra Cruz, 53 anos, empreendedora há anos, mas que está há um ano com o Ateliê das Plantas. Ela falou sobre a motivação de participar. “É momento para que as pessoas possam me conhecer, que eu também possa ajudar as pessoas através das plantas, porque é uma coisa maravilhosa, que todos nós gostamos, de cuidar das plantinhas. Então é um momento muito importante estar na Feira do Empreendedor junto com todas essas mulheres, cada uma com suas peculiaridades, produtos, uma coisa mais linda que a outra, é muito gratificante”, finalizou.

Ainda no turno vespertino, e em parceria com o Senac, serão realizadas quatro palestras. Das 13h30 às 14h30, acontece, na Sala 1, a palestra “A presença digital para pequenos negócios”; e, na Sala 2, explanação sobre o tema “Conversando sobre técnicas de liderança”. Das 15h às 16h, terá na Sala 1 a palestra “Atendimento digital – dicas e orientação”; e na Sala 2, sobre “Empreendedorismo e oportunidades no mercado de trabalho”.

Estavam presentes no evento, o vice-prefeito, José Tude, os secretários de Administração, Helder Almeida, do Desenvolvimento Social e Cidadania, Reni Oliveira, e de Governo, José Gama, além do Ouvidor-Geral, Zé do Pão, do vereador Jamelão e dos gestores do Sebrae e Senac, Daniel Santana e Delma Santana, respectivamente.

ASCOM/PMC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui