Variedade de produtos e espaço mais amplo são destaques do início da Feira Por do Sol

0
Fotos: Tiago Pacheco

Tem artesanato, música, gastronomia e um colorido especial na praça de Guarajuba. Teve início na noite da sexta-feira (27/12), a Feira Por do Sol 2019/2020. Durante os próximos dois meses, artesãos e microempreendedores da área de alimentos e bebidas vão expor seus produtos, sempre de quinta a domingo, das 17h às 22h. Com música ao vivo, muitas opções de produtos artesanais e pratos típicos da culinária baiana, moradores e turistas foram recebidos na Vila do Por do Sol, espaço amplo, com ruas largas, palco 360 graus, banheiros e espaço kids.

Fotos: Tiago Pacheco

Os visitantes foram atendidos por artesãos locais, como a moradora de Monte Gordo, Alice Barbosa, que no auge dos 74 anos, tem fôlego e inspiração para fazer lindas peças decorativas com fibra de coco. “O material todo é de Monte Gordo, eu tiro tudo do coqueiro, o coco, a palha, a fibra”, descreve. Com 30 anos de dedicação ao artesanato, a expectativa da aposentada é de ter bons rendimentos na feira. “A estrutura tá ótima e estamos esperando que tenha muito movimento pra gente ter lucro”.

Também utilizando fibras típicas da vegetação regional, o casal Ailton Santos e Marina Brandão estão mantendo viva a tradição familiar do artesanato com palha de licuri. E a lista de peças disponíveis é extensa: bolsas, espelhos decorados, porta talher, mandalas, boleira, porta pizza, suporte de panela e jogos americanos. Segundo os expositores, dentre as peças mais requisitadas, estão as bolsas de praia e a bolsa Luana, peça com design arredondado e cores vivas. “O material a gente pega na mata. Na família todo mundo trabalha com artesanato, filha, mãe, tias”, explica Marina.

Pra ficar com uma lembrança doce da Costa de Camaçari, uma das opções é provar os subprodutos de cacau produzidos por Tatiane Alcantara. Sai licores e amêndoas de cacau, com torra especial, mais de 70% de cacau e receita exclusiva, tornando o produto genuíno da Costa de Camaçari. “Hoje a gente manda amêndoa de cacau para todo o Brasil e várias partes do exterior. É uma empresa daqui, que funciona diretamente na Costa”, conta. A empreendedora de Arembepe diz que está se especializando e ampliando a cartela de produtos para atender um público cada vez mais exigente e especializado.

Já a trilha sonora do primeiro dia ficou por conta dos cantores Silvanei Figueiredo e Paulo Carrilho, que fizeram um mix com clássicos da música baiana, MPB e releituras da Bossa Nova. Quem passou pela feira, parou para ver a apresentação dos artistas e teve até quem se empolgasse para ‘dar uma canja’, como Caru Lins, cantora profissional, que mora em Londres. De férias em Guarajuba, a cantora não resistiu e soltou a voz em homenagem a Tom Jobim, interpretando o clássico “Garota de Ipanema”, com direito a versão em inglês e muitos aplausos.

O secretário de Turismo, Gilvan Souza, acompanhou o início das atividades e destacou a importância do diálogo com os expositores para a realização do evento. “Passei por todos os stands e o sentimento que percebi foi de gratidão pelo prefeito Elinaldo ter ouvido os expositores e autorizar as mudanças e melhorias para a realização da Feira. Temos ruas mais largas, todos estão de frente para os corredores principais da feira, receberam identificação visual e contam com condições dignas para trabalhar. Esse é um importante produto turístico, que está sendo valorizado e potencializado pela gestão municipal”, define o secretário.

O projeto Feira Por do Sol é um evento realizado pela Prefeitura de Camaçari, através das secretarias de Governo, Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura. A ação visa fomentar o turismo, colocando a Costa de Camaçari em evidência, estimulando a economia criativa, o desenvolvimento econômico e valorizando as manifestações da cultura popular do município.

Fotos: Tiago Pacheco

A estrutura fixa da Feira Por do Sol também já começou funcionar em Arembepe, ampliando as opções de produtos do comércio local. A partir de janeiro, começa a segunda parte do projeto, com as feiras itinerantes nas localidades de Abrantes, Jauá e Barra do Jacuípe.

ASCOM/PMC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui