Vila de Abrantes recebe UBS completamente requalificada

0

Na tarde desta quinta-feira (22/8) aconteceu a reinauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Vila de Abrantes. Após passar por uma profunda requalificação em toda sua parte física, incluindo infraestrutura civil, elétrica e hidráulica, ampliando inclusive alguns espaços, a unidade foi recebida pela população com muita alegria.

Para o prefeito Elinaldo Araújo, a requalificação da saúde pública tem sido uma prioridade desde o início do seu mandato. “Esse foi um dos meus compromissos de governo. Transformar a saúde de Camaçari, oferecendo ao nosso povo um serviço de saúde pública digno. Muito me orgulha ver que o secretário Elias Natan, com sua equipe, tem conseguido revolucionar positivamente a saúde. Hoje é dia de festa. E daqui há 15 dias vamos anunciar outra mudança revolucionária no sistema da saúde pública de Camaçari. Dessa vez na Regulação”.

Feliz com o resultado da requalificação, o secretário de Saúde, Elias Natan, ressalta os investimentos da Secretaria de Saúde na Costa de Camaçari. Essa é a 11ª unidade de saúde requalificada que entregamos na orla. Isso sem falar no PA Dr. Artur Sampaio em Abrantes, a Base do SAMU em Arembepe, o Caps Orla e a completa ativação da UPA de Arembepe. Somando sede e orla, essa é a 35ª unidade de saúde reinaugurada”.

Diretora do Distrito Sanitário de Abrantes, Aline Dantas destacou que esta é mais uma ação da gestão, dentre tantas outras em Abrantes. “Já tínhamos a USF Fonte da Caixa, o Distrito Sanitário de Abrantes, o PA Dr. Artur Sampaio, o Caps Orla, a USF Catú de Abrantes e agora nossa UBS. Isso mostra como o prefeito Elinaldo tem trabalhado pela saúde de Abrantes”.

A gerente da UBS Abrantes, Andreia Pita, agradeceu, em nome dos servidores, por hoje terem uma unidade digna de condições de trabalho. “Isso aqui é um presente não só para a população, mas para todos nós servidores da unidade que hoje teremos mais prazer ainda em trabalhar”.

Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Costa destacou que “não existe dizer que essa gestão não está fazendo nada pela saúde. Só falando em reinauguração de unidades de saúde, em dois anos e meio é mais de uma unidade reinaugurada por mês. Isso sem falar nas ações em todas as demais áreas da saúde pública”.

Unidade de referência para aproximadamente 40 mil habitantes, a UBS oferta serviços de consulta com médico clínico, pediatra, ginecologia, consulta de enfermagem e nutrição. Há, ainda, atendimento odontológico, serviço social, testes rápido, triagem pré-natal e neonatal, eletrocardiograma e procedimentos como curativo e verificação de pressão arterial e glicemia.

Com a requalificação, foi ampliado o número de consultórios, o que acabará com a necessidade de revezamento entre os profissionais, além de proporcionar mais conforto para o paciente. O número de cadeiras odontológicas também foi ampliado, passando de uma equipe de saúde bucal para duas equipes. A estrutura permitirá também a implantação do Acolhimento à Demanda Espontânea, sem o qual havia apenas um dia de marcação, o que originava grandes filas.

A UBS também foi entregue à população com o novo modelo de farmácia humanizada, onde o usuário, ao ir retirar seu medicamento, é recebido numa sala climatizada de forma privada, recebendo de forma individualizada orientação do uso adequado da medicação, acabando com o modelo de guichê, onde os usuários eram despachados sem nenhuma privacidade.

ASCOM/PMC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui